A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), representada pelo diretor do Núcleo Regional da Instituição em Palmas, defensor público Fabrício Barros Akitaya, participou na manhã de hoje, 9, de reunião sobre o projeto “TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância”. A iniciativa conta com a parceria da Defensoria Pública, entre outras instituições, e é realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO).
O Projeto tem como objetivo fortalecer as políticas públicas voltadas à primeira infância, promovendo ações intersetoriais e integradas. O foco principal é ampliar os indicadores sociais dos municípios tocantinenses por meio da implementação de políticas eficazes que assegurem os direitos fundamentais de crianças de 0 a 6 anos.
Durante a reunião sobre as ações e estratégias a serem adotadas na realização do Projeto, os representantes das instituições parceiras apresentaram propostas de atuação, destacando de que forma cada entidade pretende contribuir para o alcance das metas do projeto.
O defensor público Fabrício Akitaya ressaltou a importância da iniciativa, apontando que as ações voltadas à primeira infância trarão resultados significativos no futuro.. “A Defensoria Pública possui um núcleo especializado da Infância e Juventude [Nudeca] extremamente atuante, inclusive com muitas ações conjuntas com o Ministério Público. A DPE estará presentes em todas as etapas do projeto, enviando uma equipe para prestar atendimento jurídico integral em todas as localidades”, disse.
Do Tribunal de Contas, participaram da reunião: o presidente do TCE-TO, conselheiro Alberto Sevilha; o conselheiro coordenador do projeto, Severiano Costandrade; e o Conselheiro Manoel Pires dos Santos. O encontro foi realizado na Sala da Presidência do Tribunal, em Palmas.
Realizadores do Projeto:
- Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO);
- Poder Executivo do Estado do Tocantins;
- Secretaria de Estado da Saúde (SES);
- Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas);
- Secretaria de Estado da Educação (Seduc);
- Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju);
- Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO);
- Ministério Público Estadual (MPTO);
- Defensoria Pública do Estado (DPE-TO);
- Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO);
- Associação Tocantinense de Municípios (ATM);
- Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto).
Apoio:
- Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef);
- Hospital de Amor (HA).