O defensor público geral, Marlon Costa Luz Amorim, e a superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Maria Luzia do Couto Aguiar, assinaram convênio que permitirá à instituição financeira conceder crédito consignado aos servidores e membros da Defensoria Pública do Tocantins. A assinatura do acordo aconteceu na manhã desta sexta-feira, 19, e contou também com a presença do gerente regional da CEF em Palmas, Jairan Bandeira Gomes.
Agora, com o convênio firmado, a Caixa procederá divulgação das condições necessárias para o acesso ao crédito consignado, bem como taxa de juros, prazos e valores possíveis de serem contratados. Segundo a Caixa, esses índices variam de acordo com o perfil do requisitante do crédito. No entanto, segundo a Superintendente da CEF, as taxas de juros praticadas são as mais baixas do mercado.
As regras para o servidor contrair o crédito consignado são as mesmas das já praticadas por outros bancos com o limite da parcela não podendo exceder a 30% da renda do contratante do crédito, sendo ainda necessária a obtenção de Autorização de Inclusão de Consignação – AIC, a ser obtida pelo servidor junto à Diretoria de Gestão de Pessoas e Folha de Pagamento da Defensoria Pública.
Segundo o Defensor Público Geral, a intenção é que tanto o membro quanto o servidor da Instituição, tenham o máximo de opções disponíveis para que possam escolher o banco que melhor lhes convier quando necessitarem contratar o crédito. “Como são empresas que disputam mercado, entendo ser fundamental que os servidores e defensores públicos tenham várias opções e escolham a que lhes oferecer a melhor oportunidade”, afirmou.
Autor: Élcio Mendes