Diversas parcerias no Estado estão sendo firmadas para o projeto “Jovens e Defensoria: a educação para a cidadania”, onde estudantes do município e a equipe da Defensoria Pública do Tocantins em Dianópolis participam de debates com foco no papel nas competências dos poderes legislativo, executivo e judiciário. Recentemente foi firmado Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria Estadual de Educação, Juventude e Esportes para a oferta de oficinas para estudantes do projeto. Com o Projeto, serão atendidas escolas públicas da rede estadual de ensino com estudantes do nono ano do ensino fundamental (antiga 8ª série), centradas em bairros considerados de risco social.
De acordo com a defensora pública e diretora regional da instituição em Dianópolis, Sebastiana Pantoja Dal Molin, as oficinas do projeto estão sendo executadas pelos servidores nas escolas de Dianópolis, desde o mês de outubro. “Todos os servidores e estagiários da Diretoria, contagiados pela ideia do Projeto, se voluntariaram a contribuir com a execução. Desse modo, analistas jurídicos, equipe multidisciplinar, servidores da administração e estagiários estão desempenhando um trabalho de grande produtividade. Além disso, os alunos têm participando com muito entusiasmo das atividade. O tema tem sido absorvido de forma efetiva pelos alunos, tanto que a produção dos trabalho do público alvo tem superado a expectativa dos servidores”, comenta.
Projeto
O projeto conta com equipe da área de Serviço Social, Psicologia e Pedagogia. A temática será abordada em forma de oficina, onde a equipe da Defensoria terá função de facilitadora no debate em grupo, estimulando o discurso e as ações e implicações partidas dos alunos. “Pretende-se empregar uma abordagem lúdica (vídeo informativo, dinâmicas de grupo, jogos) e com repasse de informação de forma criativa, proporcionado ambiente de discussões, em que os alunos também tenham voz ativa”, explica a defensora pública, supervisora do projeto e diretora regional da DPE-TO em Dianópolis, Sebastiana Pantoja.
Segundo ela, o objetivo é despertar no público alvo (alunos do ensino fundamental) o exercício da cidadania, e a participação em processos sociais e democráticos. Para isso, o Projeto utiliza a escola como um espaço de reflexão e de discussão, no qual os alunos se posicionam, expressando suas dúvidas, opiniões e anseios, favorecendo a construção de um saber partilhado. Além disso, o projeto pretende estimular a criação de ações direcionadas na busca dos direitos da juventude, despertar nos alunos a iniciativa de se tornarem multiplicadores em outras turmas e proporcionar a aquisição de conhecimento sobre os direitos sociais e políticos.
Iniciativa
Através de uma simples pesquisa aplicada a alunos do 9° ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Dianópolis a equipe multidisciplinar da Defensoria, foi possível compreender que os alunos sequer sabiam diferenciar as competências dos poderes legislativo, executivo e judiciário, bem como não souberam distinguir as atribuições de um promotor de Justiça e de um Defensor Público. “O desenvolvimento da visão crítica nos jovens é fundamental para a incorporação de valores democráticos e para a participação política significativa. Não é nenhum mistério que o nível de desigualdade e de problemas de um país está associado ao nível de educação e cultura de seu povo”, justifica a Defensora Pública.