A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) prestigiou solenidade virtual do Prêmio Luiz Gama, realizada pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) nessa segunda-feira, 21. Foram homenageados com o Prêmio 35 pessoas na Instância Superior e 12 defensores públicos que já atuaram como defensores públicos-gerais do Estado da Bahia.
A defensora pública-geral do Tocantins, Estellamaris Postal, prestigiou a solenidade, que também premiou defensoras e defensores públicos baianos que foram promovidos à última classe da carreira. Em mensagens de interatividade enviada durante o evento, Estellamaris Postal cumprimentou os membros agraciados por alcançarem a última classe da carreira.
A programação contou com discursos dos homenageados, exibições de vídeos e apresentações culturais, como da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), do poeta e artista de rua Márcio Bodarrada, e interpretação do Hino do Estado (2 de Julho) pela cantora Catharina Gonzaga.
O defensor público-geral da Bahia, Rafson Saraiva Ximenes, lembrou a trajetória da Instituição, que busca expansão de sua atuação desde a promulgação da Constituição Federal para atender a todos cidadãos hipossuficientes e em situação de vulnerabilidade social. “Que o mais pobre cidadão tenha direito à defesa”, declarou na ocasião.
Luiz Gama
De acordo com a assessoria da DPE-BA, Luiz Gama, que tem seu nome no Prêmio, foi um dos juristas mais importantes do País, tendo nascido em Salvador em 1830. Foi orador, jornalista, escritor e patrono da Abolição da Escravidão do Brasil. Ficou conhecido por levar justiça à população que foi escravizada.