A Defensoria do Estado do Tocantins (DPE-TO) passa a fazer parte da nova diretoria executiva do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege). A eleição foi realizada hoje, 20, durante reunião ordinária sediada na Defensoria Pública do Distrito Federal (DP-DF), com chapa única sendo a presidente eleita a defensora pública-geral de Mato Grosso, Maria Luziane Ribeiro de Castro.
Defensor público-geral do Tocantins e agora, vice-presidente eleito do Condege, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves destaca que Conselho Nacional é um espaço institucional onde são discutidos importantes questões que contribuem para a evolução e o crescimento da Defensoria Pública em todo o País.
“A Defensoria Pública do Tocantins volta a integrar sua Diretoria [do Condege] mostrando o protagonismo que o Tocantins também exerce nas discussões relacionadas à Defensoria Pública. É um grande desafio! Vamos representar a Instituição da melhor forma possível, com as melhores práticas do Tocantins, que é referência em diversos setores de atendimento, tecnologia da informação, e a gente espera contribuir com a nossa experiência, assim como receber a experiência de outros estados para que a Defensoria Pública brasileira continue a crescer e se fortalecer”, destacou Pedro Alexandre.
Para Luziane de Castro, é uma honra poder presidir o Condege na nova gestão que se iniciará em breve:“O conselho é essencial para a construção de políticas públicas voltadas à justiça social, promovendo a unidade institucional e a troca de experiências entre as Defensorias Públicas do país. Mais que um espaço de representação, é aqui que construímos soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelas instituições”, declarou a nova presidente do Colegiado.
Atual presidente do Condege, Oleno Matos (DPE-RR) enfatizou a satisfação de ter presidido o Condege ao longo dos últimos dois anos. “A integração entre as Defensorias Públicas do país é fundamental para o desenvolvimento das políticas de fortalecimento das instituições. Muita coisa foi feita nesse período, e ainda há muitos projetos a serem desenvolvidos em prol da população em situação de vulnerabilidade”, destacou. (Com informações da DPDF)
Diretoria executiva e Conselho Fiscal/gestão 2025/2026
Presidente: Maria Luziane Ribeiro de Castro, defensora pública-geral do estado de Mato Grosso
Vice-presidente: Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, defensor público-geral do estado de Tocantins;
Secretária-geral: Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, defensora pública-geral do estado do Piauí;
Secretária adjunta: Maria Madalena Abrantes Silva, defensora pública-geral do estado da Paraíba;
Coordenador-geral de Comissões: Vinicius Chaves de Araújo, defensor público-geral do estado do Espírito Santo;
Conselheira Fiscal - presidente: Mônica Palheta Furtado Belém, defensora pública-geral do estado do Pará;
Conselheiro Fiscal - membro: José Leó de Carvalho Neto, defensor público-geral do estado de Sergipe;
Conselheiro Fiscal - membro: Ronaldo Francisco, defensor público-geral do estado de Santa Catarina;
Conselheiro Fiscal - membro: Pedro Paulo Gasparini, defensor público-geral do estado do Mato Grosso do Sul.