A Defensoria Pública em Dianópolis está desenvolvendo, até dezembro deste ano, o Projeto voluntário de leitura “Contos e Recontos” de fichas literárias com alunos de 8º e 9º ano do Centro de Ensino Médio Antonio Póvoa de Dianópolis. A ação é coordenada pelo defensor público e diretor da Defensoria Pública em Dianópolis, Daniel Silva Gezoni, e equipe, contando com apoio do diretor da escola, Adelmides José da Mata.
O Projeto tem como objetivo abordar a importância da leitura na formação dos alunos na sala da Brinquedoteca da Instituição; e desenvolver o prazer pela leitura, apreciando as histórias, compreendendo seu enredo, identificando personagens, memorizando o vocabulário envolvido e assumindo o desafio de tornarem-se contadores de histórias. A apresentação dos livros e a sua percepção de que eles trazem histórias, informações e conhecimentos, e que estimulam a imaginação completará o incentivo à leitura.
Os alunos irão trabalhar a obra escolhida por eles próprios, que será o livro “O Rei do Inverno de Bernard Cornwell”, durante os encontros realizados uma vez por semana com duração de 1 hora, do mês de agosto a dezembro.
A importância da leitura
Percebe-se que os alunos, por sua vez, só leem como atividade escolar obrigatória, poucos os fazem por prazer. O problema atinge toda a sociedade e deve ser discutido por quem pode ajudar a resolvê-lo. Portanto, a leitura deverá ocupar um espaço privilegiado dando uma ênfase especial à dimensão estética; gerando no aluno a fantasia e a curiosidade e, desta forma, desenvolver o hábito e o gosto pela leitura. A leitura é importante para a vida e para a formação intelectual dos indivíduos na nossa sociedade, e é papel da escola criar condições favoráveis, e intervir para que os alunos se tornem bons leitores. Além disso, a leitura tem um papel relevante para que os alunos produzam bons textos, apesar de, em si, não garantir a formação de bons escritores.