edit Editar esse Conteúdo

Defensoria Pública debate racismo estrutural com universitários da UFT de Miracema

Publicado em 19/11/2024 14:53
Autor(a): Marcos Miranda/Comunicação DPE-TO
O defensor Paulo Américo palestrou no primeiro dia do Evento - Foto: Comunicação DPE-TO/Divulgação

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) participou da abertura da Semana da Consciência Negra (Secone) 2024, promovida pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). O evento aconteceu na última segunda-feira, 18, no Auditório da Unidade Warã, Campus de Miracema.

O titular da Defensoria Pública de Formoso do Araguaia, Paulo Henrique Américo, foi responsável pela palestra de abertura, abordando o tema “Racismo Estrutural e o Pacto da Branquitude”.

Paulo Américo realizou uma análise crítica da obra Racismo Estrutural, de Silvio Almeida, convidando os participantes a refletirem sobre os impactos do racismo na sociedade brasileira e as formas de enfrentá-lo. “A busca pelo questionamento da naturalização da desigualdade racial e a promoção de espaços de acolhimento e escuta são fundamentais para discutir questões raciais e seus efeitos na saúde mental e no desenvolvimento da criança e do jovem negro”, afirmou.

O defensor público também destacou a importância da política de cotas nas universidades públicas como um mecanismo de reparação histórica e enfrentamento à desigualdade racial: “A política de cotas busca equalizar um sistema. Se não reconhecermos os erros que cometemos, o nosso futuro estará comprometido”, enfatizou Paulo Henrique.

Programação

A Secone 2024 segue até a próxima sexta-feira, 23, com uma programação diversificada que inclui rodas de conversa, oficinas, exposições culturais e apresentações artísticas.


Edição: Laiane Vilanova/Comunicação DPE-TO

keyboard_arrow_up