edit Editar esse Conteúdo

Defensoria Pública de Miranorte lança campanha para incentivar doação de sangue

Publicado em 13/05/2010 09:33
Autor(a): Autor não informado
Os conceitos de solidariedade e cidadania também estão presentes nas ações da Defensoria Pública do Tocantins. Na Comarca de Miranorte, a 99 km de Palmas, o assistido que doar sangue no mês de maio será beneficiado com atendimento prioritário na Defensoria.

A ideia partiu do defensor público Elson Stecca, depois que constatou que a falta de sangue nos hospitais da região estava impedindo a realização de cirurgias. “A doação de sangue foi uma forma que encontramos para beneficiar o assistido – com o atendimento rápido – e o paciente – que será submetido a uma cirurgia depois de ser beneficiado com a doação de sangue”, explica o Defensor Público.

Os assistidos dos municípios de Dois Irmãos, Barrolândia e Rio dos Bois que fizerem a doação também serão beneficiados com o atendimento preferencial.

Local e horário para doação
A doação deverá ser de segunda a sábado no Hemocentro de Palmas, localizado na quadra 301 norte, Avenida NS 01, Conjunto 02, Lote 01 (próximo ao DETRAN) ou no Hemocentro do Hospital Geral de Palmas – HGP. Horário: das 7h às 18h (segunda a sexta) e das 7h às 11h (sábado).

Requisitos para doar sangue
Levar documento oficial de identidade com foto; estar bem de saúde; ter entre 18 e 65 anos; pesar mais de 50 kg; não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação; não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação; evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação.

Quem não pode doar
Pessoas com diagnósticos de hepatite após 10 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; usuários de drogas; pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis e doença de Chagas; pessoas que fizeram endoscopia nos últimos 12 meses.


keyboard_arrow_up