A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) acompanhou no sábado, 26, a visita do governador Wanderlei Barbosa às obras do Hospital Geral de Araguaína (HGA). Representou a Instituição o defensor público Sandro Ferreira Pinto.
Durante a visita ao local, Wanderlei Barbosa informou que pretende entregar até o mês de julho a primeira etapa do hospital. “Estamos dando um impulso nas obras, foi duplicado o número de trabalhadores, queremos entregar a primeira etapa no mês de julho deste ano, porque sabemos das dificuldades que temos com saúde aqui em Araguaína. Nessa semana recebemos mais de 80 pessoas de outros estados no Hospital Regional e a falta de acomodação nos preocupa”, disse o Governador.
Para o Defensor Público, trata-se de uma obra importante, já que a atual estrutura do Hospital Regional de Araguaína está sobrecarregada com a atual demanda. “O espaço e estrutura física do HRA hoje é insuficiente para a demanda crescente de nossa região, sendo urgente a ampliação de nossa rede de internação para média e alta complexidade no macro norte”, destacou Sandro Ferreira ao acrescentar. “Estou feliz com a notícia de que até setembro o ambulatório já estará funcionando no prédio novo e esperançoso de que a obra se conclua integralmente nos próximos dois anos - prazo mencionado pelos responsáveis”.
HGA
Segundo o Governo do Estado, quando concluída, o HGA contará com 400 leitos de unidade hospitalar, sendo 120 leitos para clínica médica; 87 para leitos de cirurgia; 70 para leitos de ortopedia; 11 para leitos de psiquiatria; dois para leitos de obstetrícia; dois para leitos de pediatria; 28 para leitos para especialidades diversas; 60 para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 20 leitos de Unidade de Cuidado Intermediário. Além de setores de oncologia, diálise, laboratórios e área administrativa. A estrutura também terá unidade de Pronto Socorro, onde comportará um atendimento diário para mais de 150 pessoas. (Com informações da Secom)
Leia também: