Defensoria presente no encerramento da Semana de Combate à Violência contra a Mulher em Araguaína - Foto: Autor não informado
O diretor do Núcleo Regional da Defensoria Pública em Araguaína, Rubismark Saraiva Martins, participou, na sexta-feira, 25, da solenidade de encerramento da Semana Internacional de Combate à Violência contra a Mulher. O evento foi realizado pela Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
A mobilização ocorreu na Praça das Bandeiras e teve como objetivo promover ações que estimulem um maior compromisso por parte da população para prevenir, punir e erradicar a violência contra o sexo feminino, e oferecer plena defesa dos direitos humanos e promoção da saúde integral.
Marcado pela campanha do Laço Branco, onde homens pedem pelo fim da violência contra a mulher, o evento contou com a presença do vice-prefeito de Araguaína, Amilton Alves Cardoso; e representantes da Vara da Mulher; entre outras entidades.
Ação
No dia 25 de novembro, quando se comemora o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, a Defensoria Pública de Araguaína, por meio do defensor público Rubismark Saraiva Martins e equipe multidisciplinar, atendeu uma mulher vítima de violência doméstica e familiar, acompanhada de seus 5 filhos, na faixa etária de 5 meses a 12 anos.
A assistida sofria violência física e sexual e, contando com apoio de amigos e familiares, teve coragem de sair de casa e procurar a justiça para protegê-la, recebendo apoio do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher – NUDEM. Foi lhe assegurado abrigo fora do Estado para toda a família, em local seguro, para ser resguardada a vida de todos, sendo lhes garantidas as condições de deslocamento.