edit Editar esse Conteúdo

Defensoria inicia oficinas de poesia junto a socioeducandos no Case de Palmas

Publicado em 14/03/2022 16:22
Autor(a): Marcus Mesquita / Comunicação DPE-TO
Nove socioeducandos participaram do projeto no Case de Palmas - Foto: Loise Maria/Comunicação DPE-TO



Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura e da escrita junto a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa a partir de oficinas de poesias, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) deu início, nesta segunda-feira, 14, às atividades do “Livrarte: Poesia como Forma de Livre Pensar”.

O primeiro local contemplado pelo projeto foi o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Palmas, onde nove socioeducandos participaram do projeto realizado pelo Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Nudeca) em conjunto com a Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep).

Coordenadora do Nudeca, a defensora pública Larissa Pultrini Pereira de Oliveira Braga externou a vontade de semear positivas transformações nos adolescentes contemplados a partir da ação.

“Espero que eles recebam o projeto de coração aberto e criem sementes para positivamente mudar, pensar em um projeto de vida que os leve a sair daqui em uma nova versão, enxergando novas perspectivas”, afirmou Larissa Pultrini.

Diretora-geral da Esdep, a defensora pública Téssia Gomes Carneiro explicou que a ideia do projeto surgiu em uma conversa com a Coordenadora do Nudeca focada na promoção de algo criativo ligado à arte e voltado aos adolescentes.

“O projeto é um movimento criativo e artístico de reflexões que os adolescentes levarão para a vida. No eBook, as produções dos alunos se entremearão a fotos num convite à arte, que desde a abertura de hoje nos inspirou, inclusive pela música “O que é o que é?”. São leituras de mundo que se apresentam a partir da arte num convite ao prazer de escrever e de ler”, declarou Téssia Gomes.

eBook e prêmios

Na ocasião as Defensoras Públicas revelaram que as cinco melhores poesias de cada uma das unidades contempladas pelo projeto irão integrar um eBook.

Além disto, as três poesias mais votadas de cada unidade ganharão prêmios ainda a serem divulgados.

A abertura do evento contou com representantes do Case de Palmas, da Diretoria Regional de Ensino de Palmas, da Secretaria Municipal de Educação de Palmas e do Sistema Socioeducativo do Tocantins.

Durante a abertura das atividades, o servidor e maestro da DPE-TO, Anderson Cleyton da Silva Menezes, realizou uma interpretação da música “O que é o que é?”, de Gonzaguinha.

Oficinas

Iniciado na ação desta segunda-feira, o projeto é desenvolvido por meio de uma oficina de 4 horas de duração. Enquanto conteúdo programático, estão previstas as abordagens dos temas “Breve exposição sobre a Poesia e a sua importância como gênero textual”; “Leitura Interpretativa de Poemas”; “Exercício com música e poesia”; e “Expressão e construção do poema”.

Serão os responsáveis por conduzir os conteúdos os servidores da Esdep, a gerente de ensino e capacitação da Esdep Elizete Sales Sodré; e o biblioteconomista Marcelo Werneck de Souza Saraiva. Ambos contarão, ainda, com a participação de professores de Língua Portuguesa para ajudá-los.

Próximas edições

As próximas edições do Livrarte irão acontecer na quarta-feira, 16, no Ceip Palmas e no dia 22 de março no Centro de Internação Provisória (Ceip) Sul, em Gurupi.

keyboard_arrow_up