Indígenas da etnia da Karajá, da Aldeia São Domingos (MT), estão recebendo hoje, 25, atendimentos por meio da 2ª edição do “Defensorias do Araguaia”. Projeto de iniciativa da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), sendo realizada conjuntamente com a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) e Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPE-MT).
Além do atendimento jurídico da Defensoria Pública, estão previstos: o mapeamento de demandas estruturais nas áreas de saúde, educação, previdência e documentação civil, além do desenvolvimento de protocolos de atuação para as regiões.
O projeto busca superar barreiras históricas de acesso à justiça, garantindo atendimentos jurídicos, ações formativas e articulações estratégicas em um modelo de trabalho coordenado, inclusivo e culturalmente adequado.
Na quarta-feira, 27, os atendimentos serão na Aldeia Fontoura (TO); e na sexta-feira, 29, nas Aldeias Bdè-Burè e Buridina (GO).
Confira os parceiros: https://www.defensoria.to.def.br/noticia/conheca-os-parceiros-da-2-edicao-do-projeto-defensorias-do-araguaia