O auditório da Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Melo esteve lotado nessa quinta-feira, 1º, de crianças e adolescentes que participaram do projeto “Defensoria Pública nas Escolas”, da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO). Cerca de 200 estudantes do 6º ano, do Ensino Fundamental, prestigiaram a programação na unidade de ensino, localizada no Aureny III, em Palmas.
Por meio de uma metodologia participativa, jogos educativos, filmes e bate-papo com os estudantes da rede pública, a pedagoga Elis Sodré, da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), levou conhecimento sobre os tipos de violências que ocorrem no ambiente escolar, como o bullying (agressões física e verbal, assedio, abuso...) e outros necessários de alerta para a convivência deles em sociedade como as medidas socioeducativas e direitos e deveres do(a) cidadão(a).São temáticas que impactam no desenvolvimento cognitivo, social e emocional e influenciam o universo desses adolescentes. Na ocasião, a Pedagoga ainda falou sobre a atuação da Defensoria Pública na defesa das pessoas vulneráveis e relatou sobre o concurso de poesias da DPE-TO realizado em Centros de Atendimento Socioeducativo de Palmas e interior do Estado.
A orientadora educacional da Secretaria Municipal de Educação (Semed) Adriana Gomes Coelho, que coordena a atividade com a seleção das escolas atendidas pelo projeto da DPE-TO, parabenizou a Instituição pela iniciativa e afirmou que a atividade é de extrema importância para a formação dos estudantes. “Nosso objetivo é despertar a conscientização dentro do eixo dos Direitos Humanos. Espero que tudo o que for aprendido vocês possam praticar na sala de aula e onde vocês estiverem, pois cada um de nós tem um papel perante a sociedade, com a garantia de direitos, mas também com o cumprimento de deveres”, concluiu.
Defensoria nas Escolas
O Projeto é desenvolvido sob a coordenação da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esporte (Seduc) e da Secretaria Municipal de Educação de Palmas (Semed).