edit Editar esse Conteúdo

Defensores públicos do DF conhecem o Solar e a Luna e destacam o potencial das ferramentas

Publicado em 08/07/2022 13:43
Autor(a): Marcus Mesquita / Comunicação DPE-TO
Parte da equipe da TI da DPE-TO apresentou um material explicativo sobre o Solar e a Luna aos representantes da Defensoria do Distrito Federal - Foto: Loise Maria / Comunicação DPE-TO

Após dois dias de estudos sobre o Sistema de Solução Avançada de Atendimento (Solar) e a assistente virtual Luna, ferramentas desenvolvidas pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), os representantes da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) fizeram um balanço positivo sobre a troca institucional de experiências. A atividade final de apresentação sobre o Solar e a Luna aconteceu nesta sexta-feira, 8, na sede da Defensoria em Palmas.

Representando a DPDF, participaram desta visita institucional com o objetivo de melhor conhecer as ferramentas virtuais da DPE-TO os defensores públicos Guilherme Gomes Vieira e Celso Murilo Veiga de Britto, e, também, o assessor Ronie Peterson de Oliveira Aguiar dos Santos. Na atividade desta sexta, ficaram responsáveis por apresentar o Solar e a Luna o diretor da Diretoria de Tecnologia da Informação (TI) da Defensoria tocantinense, Luiz Philipe Azevedo Dias, e o desenvolvedor de sistemas da Instituição Lucas Magno de Oliveira Abreu.

Ampliação de nível

Conforme explicou Guilherme Vieira, a ideia da implantação do Solar e da Luna no Distrito Federal é tornar o atendimento e a prestação do serviço defensorial mais eficientes, o que vai refletir, diretamente, no melhor acolhimento das pessoas assistidas.

“A grande intenção desta interlocução institucional é viabilizarmos um atendimento ao nosso público-alvo em um nível de profissionalismo mais amplo. E isto pode acontecer a partir da adoção destas ferramentas, que agilizam as rotinas administrativas e facilitam a atividade fim da Defensoria Pública. E, no fim das contas, que mais vai se beneficiar é o próprio público assistido”, destacou o Defensor Público.

Ferramentas ideias

Depois melhor conhecer a estrutura organizacional, a aplicabilidade e o funcionamento dos sistemas na otimização do fluxo de atendimentos na DPE-TO, Celso de Britto afirmou que as ferramentas virtuais tocantinenses se enquadram no que a DPDF almeja para implementar melhorias tanto no fazer defensorial quanto na ampliação do acesso a ele por parte das pessoas que procuram pela Instituição.

“Pelo que pudemos perceber, o Solar, a Luna e os outros aplicativos que a Defensoria do Tocantins oferece atendem, perfeitamente, ao que nós estamos buscando. Com estas ferramentas, podemos proporcionar maior conforto e eficiência tanto aos defensores quanto aos assistidos, permitindo que estes tenham o máximo de canais para chegar até a Defensoria Pública”, ressaltou o Defensor.

“Uma só Defensoria”

Em um exercício futurista, Celso de Britto afirmou entender que todas as Defensorias Públicas do Brasil deverão rumar, mais cedo ou mais tarde, para este caminho da informatização, da implantação de um sistema que melhore a qualidade dos atendimentos e serviços defensoriais, mencionando que o Solar viabilizaria, inclusive, a unificação dos dados de todo o País, fazendo com que todas as Defensorias se tornassem uma só.

“A partir do momento que este sistema, o Solar, fosse disponibilizado em todas as Defensorias Públicas; claro, caso venha a ter, de fato, o interesse de todas elas por isto, poderíamos fazer uma integração de dados, um intercâmbio pleno de informações entre as Defensorias. Assim, por exemplo, assistidos do Tocantins, em caso de alguma necessidade específica, poderiam ser atendidos diretamente no Distrito Federal por meio do Solar, criando um mecanismo de fluxo informativo mais leve e totalmente integrado. Teríamos, assim, simbolicamente, uma só Defensoria”, vislumbrou o defensor Celso.

Leia também

Para mais informações sobre o primeiro dia de atividades ligadas a esta visita institucional, realizadas nesta quinta-feira, 7, basta clicar em Desenvolvidos pela DPE-TO, Solar e Luna são pauta de visita institucional do Distrito Federal.

keyboard_arrow_up