Com a premissa de que é preciso conhecer seus direitos para poder exercê-los, o Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) promove a 2ª edição do curso Defensoras Populares. Com 30 vagas disponíveis, as inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui.
A capacitação, que será realizada no período de 10 de outubro e 5 de dezembro, visa preparar líderes comunitárias e demais mulheres interessadas nas temáticas de direitos das mulheres, para a identificação das diferentes formas de violência e princípios do acolhimento às mulheres que se encontram em situação de violência.
“Mulheres que não têm conhecimento de seus direitos são incapazes de fazer reivindicações para seu cumprimento. Por isso a importância da Defensoria Pública se apropriar desta missão que é a de promover a difusão dos direitos humanos, da cidadania e do ordenamento jurídico, apresentando formas dialógicas de conhecimentos sobre direitos das mulheres”, destaca o Nudem.
Os encontros serão presenciais, sempre as sextas-feiras, às 9 horas, no auditório da sede de atendimentos da Instituição, em Palmas (ao lado do Fórum).
Cronograma
10 de outubro: Abertura e Aula Inaugural
24 de outubro: Módulo I– Direitos Humanos e Direitos das Mulheres
31 de outubro: Módulo II – A violência doméstica e familiar contra as mulheres
7 de novembro: Módulo III – Conhecendo a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres interinstitucional
10 de novembro: Módulo IV – Interseccionalidade e diferentes formas de violência contra as mulheres
28 de novembro: Módulo V – Ativismo Social e Comunitário
5 de dezembro: Formatura