edit Editar esse Conteúdo

Defensora Pública ouve mulheres indígenas da Aldeia Branca e fala sobre rede de proteção

Publicado em 02/09/2025 17:01
Autor(a): Keliane Vale/Comunicação DPE-TO
Para a Defensora Pública, visão de mundo indígena exige uma abordagem intercultural que respeite seus costumes e tradições - Foto: Athirson Ribeiro Costa DPE-TO/Divulgação

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) participou de ação do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher), voltada ao fortalecimento da rede de proteção às mulheres indígenas. A titular da DPE-TO em Goiatins, defensora pública Débora da Silva Sousa, participou de uma roda de conversa na aldeia Areia Branca, na quinta-feira última, 28. A atividade foi realizada em alusão ao “Agosto Lilás”, mês de consciência pelo fim da violência contra a mulher.

“A visão de mundo indígena, exige uma abordagem intercultural que respeite seus costumes e tradições. Ouvir as mulheres e respeitar suas especificidades é essencial para garantir que os serviços jurídicos cheguem até elas”, afirmou a Defensora Pública.

A mobilização contou com a colaboração da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), por meio do Núcleo de Equidade de Gênero, Raça e Etnia; do Programa Saúde na Escola; da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO); do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei); da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); da Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot); da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju); da Secretaria Municipal da Saúde de Goiatins; da Secretaria de Estado da Educação (Seduc); e da Polícia Militar do Tocantins (PMTO). (Com informações da SecMulher)

keyboard_arrow_up