A defensora pública Letícia Amorim foi empossada nesta sexta-feira, 14, como conselheira suplente do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (CSDP). Ela passa agora a agregar a composição do Conselho que atuará nas demandas e tratativas do biênio 2020/2022. “É com imensa satisfação que eu tomo posse como conselheira suplente. Espero contribuir e me coloco à disposição para debater e discutir as ideias para procurarmos o melhor caminho nestes tempos tão difíceis que se abrem a nossa frente. Sempre tive o compromisso com a Defensoria Pública e agora me sinto muito feliz de agregar mais esta missão, mesmo que seja como suplente”, declarou a defensora pública de 1ª classe, em seu discurso de posse.
A solenidade foi transmitida via webconferência e contou com a participação do defensor público-geral no Tocantins e presidente do Conselho, Fábio Monteiro dos Santos; da subdefensora pública-geral, Estellamaris Postal; da corregedora-geral da Defensoria Pública, Irisneide Ferreira dos Santos; do presidente da Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Tocantins (Adpeto), Guilherme Vilela Ivo Dias; e dos defensores públicos Danilo Frasseto Michelini, Fabrício Silva Brito, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, José Alves Maciel (Kita Maciel) e Fabrício Dias, este último eleito conselheiro titular no último pleito. Prestigiaram, ainda, a solenidade os defensores públicos Maria do Carmo Cota e Ronaldo Ruela, e o presidente do Sindicato de Servidores da Defensoria Pública (Sisdep), Richards Bruno Rodrigues.
A cerimônia de posse dessa vaga aconteceu no dia 2 de julho, quando o membro titular Fabrício Dias e os suplentes Denize Souza Leite e Maciel Araújo Silva tomaram posse, contudo, na ocasião, Letícia Amorim estava de férias. Na ocasião, a conselheira suplente empossada leu o juramento e assinou o termo de posse e recebeu as boas-vindas dos demais participantes da solenidade.
Reconhecimento
O defensor público-geral Fábio Monteiro, aproveitou a ocasião para reforçar sobre o reconhecimento da Defensora Pública. “Praticamente impossível que a alguém dentro da Defensoria não conheça a doutora Letícia, principalmente pelo seu ímpeto na atuação e dedicação no trabalho defensorial. Não é fácil, ao longo de tantos anos, se reinventar todos os dias e manter aquele mesmo ímpeto que se tinha lá no início da carreira. A senhora está sempre motivada e empenhada na tarefa de cuidar dos nossos assistidos e isso é louvável”, declarou.
Fábio Monteiro ressaltou, ainda, a importância da função de conselheiro suplente. “O papel do conselheiro suplente mudou totalmente nos últimos anos e temos tido uma atuação tão importante e tão ativa quanto de conselheiros titulares. Seja muito bem-vinda e conte com todos os conselheiros para fazer com que a gente possa continuar contribuindo e evoluindo sempre para o desenvolvimento da Defensoria, pois a senhora está mais do que habilitada para contribuir com essa tarefa”, concluiu.