A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) esteve presente na abertura oficial do IV Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), que aconteceu na noite dessa quarta-feira, 5, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO). A defensora pública-geral Estellamaris Postal representou a Instituição.
Em discurso no evento, o presidente do Consepre, desembargador José Laurindo de Souza Netto, presidente do TJ do Paraná, exaltou a importância do evento e as discussões e troca de informações e experiências. “O sistema de Justiça precisa se amoldar aos novos reclamos sociais. A humanidade está em constante evolução, e hoje, mais do que sobreviver, o homem quer viver, com dignidade, respeito à diversidade, aos povos e ao planeta. E a Justiça precisa se adaptar às peculiaridades de um país de dimensões continentais, de várias culturas, cuja riqueza advém justamente dessa miscigenação”, disse.
O presidente do TJTO, desembargador João Rigo Guimarães, disse que o objetivo do evento é o de consolidar uma linha de entendimento nacional em termos de reestruturação da representatividade institucional dos presidentes dos Tribunais de Justiça de todo o País.
A programação segue nesta quinta-feira, 6, e sexta-feira, 7, na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat).
Autoridades
A cerimônia de abertura Consepre foi prestigiada também pela presidente eleita do TJTO, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe; o desembargador Pedro Nelson Coutinho; a desembargadora Ângela Issa Haonat; o procurador-geral da Justiça do Estado, promotor de Justiça Luciano Cesar Casaroti; a presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto), juíza Odete Almeida; a secretária-geral da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), juíza Julianne Freire Marques; o secretário-chefe da Casa Civil do Estado, Deocleciano Gomes Filho, na ocasião representando o governador Wanderlei Barbosa; o procuradora-geral de prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Tocantins (OAB-TO); a advogada Auridéia Pereira Loiola Dalláqua,; e o procurador-geral de Palmas, Mauro Ribas, representando a prefeita Cinthia Ribeiro.