A defensora pública-geral do Tocantins Estellamaris Postal participou da solenidade de abertura oficial da 22ª edição da Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins 2022). Ela compôs o palco de honra na solenidade, acompanhada do governador do Estado, Wanderlei Barbosa; da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro; do presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, Antonio Andrade; e de deputados federais, estaduais, secretários de Estado, prefeitos e empresários do agronegócio.
Em discurso na abertura do evento, o Governador lembrou que a Feira é um importante investimento que o Estado faz para trazer ao setor produtivo o que há de mais novo em inovações e tecnologias, além de fomentar o agronegócio. “A feira é uma vitrine para os produtores e os empresários do setor”, disse.
O secretário estadual de Agricultura e Pecuária do Tocantins, Jaime Café, ressaltou o potencial de desenvolvimento econômico proporcionado pela Agrotins. “É muito grande a capacidade da Agrotins de movimentar o Tocantins, ampliando os negócios e proporcionando empregos e desenvolvimento”, declarou.
Visita
Antes da solenidade de abertura, Estellamaris Postal acompanhou a comitiva do Estado em visita aos estandes, vitrines e pavilhões. A feira acontece até o próximo sábado, 14, com a expectativa de reunir cerca de 120 mil visitantes e movimentar cerca de R$ 2 bilhões em volume de negócios. A programação conta com palestras, minicursos, rodas de conversa e exposição de pesquisas, projetos e tecnologias e comercialização dos produtos.
Núcleo da Mulher
Durante os dias da Feira, o Núcleo Especializado de Defesa da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) estará no local prestando informações e orientações sobre violência doméstica e a atuação da Defensoria Pública no atendimento às mulheres. A equipe do Nudem estará na Agrotins no Complexo de Ciências Agrárias da Unitins.
Agrotins
Considerada a maior feira agrotecnológica da região Norte do país, a Agrotins, que neste ano tem como tema “Integrar: Intensificar e Preservar”, visa apresentar novidades para o desenvolvimento da produção, apoiar e incentivar a agricultura sustentável.
A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais, entre outras.