edit Editar esse Conteúdo

Defensora pública Franciana Cardoso toma posse no Conselho Superior

Publicado em 27/06/2014 16:15
Autor(a): Autor não informado
Defensora pública Franciana Cardoso toma posse no Conselho Superior - Foto: Fotos: Loise Maria

 

A defensora pública Franciana Di Fátima Cardoso é a nova integrante do Conselho Superior da Defensoria Pública do Tocantins, para o Biênio 2014/2016. A posse aconteceu na 2ª Sessão Extraordinária, na manhã desta sexta-feira, 27, com a presença de Defensores Públicos e familiares da Conselheira Titular. 

“Agradeço primeiramente ao Criador pela oportunidade única de estar aqui compondo o Conselho Superior da Defensoria Pública, com a confiança dos Defensores Públicos que votaram em mim, agradecendo muito o apoio e presença da minha família. Reforço aqui o compromisso de fazer tudo com coragem, serenidade, apoio na legalidade e na esperança de uma Defensoria Pública mais forte, cujo foco seja sempre atender bem ao Assistido. Quero fazer valer todos os princípios da Instituição neste Colegiado que tanto respeito, com a certeza que contribuirei muito na busca da valorização de Membros e Servidores”, colocou a defensora Franciana Di Fátima.

Eleita no último dia  25 de abril, Cardoso assumiu a vaga ocupada pelo defensor público Neuton Jardim dos Santos, que teve o mandato encerrado em 14 de junho. Franciana Di Fátima Cardoso foi  candidata única no pleito Recebeu 54 votos, do total de 69 votantes.

“Tenho uma deferência especial ao defensor público Neuton Jardim pelo compromisso e serenidade em sua atuação no Conselho Superior, que engrandeceu o colegiado, contribuindo muito com o crescimento pessoal e profissional de cada membro nas discussões pertinentes à consolidação da Defensoria Pública do Tocantins, na imposição de novas ideias que só fortaleceram a apreciação e votação de projetos. À defensora Franciana Di Fátima coloco aqui minha satisfação e admiração singular pela figura comprometedora e responsável, com os olhos voltados sempre ao Assistido e à Instituição”, colocou o defensor público geral e presidente do Conselho Superior, Marlon Costa Luz Amorim.

Os conselheiros presentes agradeceram a imensa contribuição dada pelo defensor Neuton Jardim pela atuação exemplar, respeitosa e comprometida no Colegiado, na capacidade de contrapor opiniões e engrandecer as discussões dos projetos. Também deram as boas vindas à defensora Franciana Di Fátima desejando uma boa atuação e ressaltando a importância da ascensão no Conselho, devido ao seu perfil pessoal e profissional.

O defensor Neuton Jardim dos Santos, que há quatro anos integrou o CSDP, agradeceu ao apoio recebido durante o tempo em que esteve membro do Conselho, relatou sua contribuição nas decisões proferidas pelo Colegiado, bem como as propostas trazidas à votação, colocou a necessidade de prioridade nas matérias em votação, principalmente nas atividades finalísticas da Instituição. “Deixo o cargo de membro, mas não deixo a causa da Defensoria Pública. Precisamos ter união para o crescimento desta Instituição, dividir glórias, andar juntos, respeitando as normas legais, ouvindo os Defensores Públicos. Parabéns à defensora Franciana Cardoso e que o criador lhe jogue a luz no momento de discussões e votação de processos do Colegiado”, disse Jardim.

O momento de emoção foi marcado pelo pronunciamento de Sophia Cardoso, de 13 anos, filha da nova Conselheira Titular, durante a solenidade de posse. “Agradeço demais pela mãe que tenho, ela é um exemplo que tenho todo dia em casa, e hoje minha admiração por ela aumentou ainda mais. Obrigada a todos por darem a ela esta oportunidade”, disse Sophia.

Perfil
Natural de Goiânia-GO, Franciana Di Fátima Cardoso é formada em Direito pela  Universidade Católica de Goiás, com especialização em Direito Processual Penal  pela FESURV. Até assumir o cargo de Defensora Pública no Tocantins em 2008,  atuou como Advogada criminalista em Goiânia, onde também exerceu a docência  universitária na Faculdade Padrão. Franciana Di Fátima atuou na Defensoria  Pública em Colméia, foi coordenadora do NADEP - Núcleo Especializado de  Assistência e Defesa ao Preso. Hoje, é Defensora Pública na Comarca de Ponte  Alta e Coordenadora Interina do CEJUR – Centro de Estudos Jurídicos.

Autora: Caroline Spricigo

keyboard_arrow_up