A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) participou, nesta quinta-feira, 5, da Sessão Solene da Assembleia Legislativa do Estado Tocantins (Aleto), alusiva ao Dia Internacional da Mulher. Na solenidade, 25 mulheres, entre elas a defensora pública Franciana Di Fátima Cardoso Costa, receberam o Diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeiro da Silva (Dona Miúda).
Compondo a mesa de autoridades, a Coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH) da DPE-TO, Franciana Di Fátima Cardoso Costa, foi indicada pelo deputado estadual Eduardo Mantoan.
“Esta é uma homenagem não só para mim, mas para a Defensoria Pública, para a defensora pública, enquanto instituição que defende os direitos das mulheres, que luta pela garantia desses direitos. Fiquei bastante emocionada e estou grata, grata pelo reconhecimento e por entender também que os poderes públicos, inclusive a Assembleia, assumem nesse gesto um compromisso com as políticas públicas para as mulheres. E, em especial, sou muito grata à confiança do deputado Eduardo Mantoan”, disse Franciana Di Fátima.
Presidente da Aleto, o deputado Amélio Cayres destacou o significado da data e a importância de reconhecer a contribuição das mulheres para a sociedade. Para ele, o Dia Internacional da Mulher é uma data não apenas comemorativa, mas simbólica, em reconhecimento à força, à coragem e à contribuição das mulheres em todos os espaços da sociedade.
Sessão solene reuniu parlamentares, autoridades e convidados.
Diploma Mulher-Cidadã
O Diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeiro da Silva foi instituído pela Mesa Diretora da Aleto por meio da Resolução nº 301, de dezembro de 2011. A homenagem faz referência à artesã Guilhermina Ribeiro da Silva, conhecida como Dona Miúda, líder comunitária de grande prestígio na comunidade Mumbuca, na região do Jalapão, precursora da difusão do artesanato de capim dourado, um dos principais símbolos da cultura tocantinense. (Com informações da Ascom/Aleto)