edit Editar esse Conteúdo

Defensora Pública discute Direito e Literatura com estudantes da Escola Municipal Maria Júlia

Publicado em 24/06/2022 18:49
Autor(a): Gisele França/Comunicação DPE-TO
Diretora-geral da Esdep, Téssia Carneiro, durante explanação - Foto: Esdep/Divulgação


A diretora-geral da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), defensora pública Téssia Gomes Carneiro, esteve nesta sexta-feira, 24, na Escola Municipal Maria Júlia, em Palmas, para debater Literatura e Direito. O momento fez parte de uma parceria da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do projeto Defensoria Pública nas Escolas, em conjunto com o projeto do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Literaturando.

Segundo Téssia Carneiro, durante sua fala, foi feita uma relação do Direito dentro das obras literárias o Conde de Monte Cristo e Senhora. “Ambos os temas de hoje envolvem o Direito. No caso do Conde de Monte Cristo o exercício arbitrário das próprias razões, que é o crime baseado na vingança, do ator principal; e no livro Senhora, as relações maritais, de divórcio e a contextualização dentro do Direito de Família”, comentou.

O professor Bruno Moulin Franco disse que na Escola foram envolvidos no projeto cerca de 80 alunos do 7º, 8º e 9º ano. “Esse é o momento em que os alunos podem participar falando e aprendendo mais sobre a obra, trocando idéias, e a gente agradece a participação da Defensoria Pública, que tem sido parceira, sempre que preciso, ajudando e apoiando a escola”, declarou.

Responsável pelo projeto no IFTO, a professora Márcia Sepúlvida do Vale explicou que o projeto surgiu na pandemia, com leituras virtuais, e desde o início se pensou na participação da Defensoria. “Para que essas crianças e adolescentes possam ser orientados desde pequenos. É uma parceira que tem dado certo. É a quarta leitura que a gente consegue fazer essa conscientização”, pontuou.

Presente na ação, a secretária municipal de Educação de Palmas, Cleizenir Divina dos Santos, destacou a importância da leitura na vida dos alunos e da parceria da Defensoria Pública. “Essa parceria com a Defensoria Pública faz toda diferença nas nossas unidades de ensino, não só nesse projeto de leitura, mas em tudo que envolve a educação. A gente tem tido muito essa parceria, essa alegria de estar caminhando junto”, pontuou.

keyboard_arrow_up