A abertura do 1º Seminário de Direito e Diversidade Sexual, que acontece nesta sexta-feira, 4, em Palmas, contou com homenagem ao defensor público Júlio César Cavalcanti Elihimas, que encerra sua atuação na Defensoria Púbica do Tocantins para iniciar suas funções no Ministério Público do Estado de Pernambuco.
Júlio César Cavalcanti, que também atuou como coordenador do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos – NDDH, recebeu do defensor público geral, Marcelo Tomaz de Souza, placa de homenagem em nome da Instituição como forma de agradecimento por sua atuação. “Seu trabalho foi marcado por total paixão e garra o qual contribuiu para o crescimento de nossa Instituição. Hoje, a Defensoria perde um competente profissional, mas que prestará seu brilhante desempenho, agora como promotor”.
"Uma questão familiar me faz voltar a minha terra natal, no Estado de Pernambuco. Estou indo para uma nova empreitada da vida. Nesses quatro anos na Defensoria Pública tive experiências fantásticas e desafiadoras. Travei várias batalhas no intuito da vitória, que algumas vezes não foi conquistada, mas foi a dificuldade e o desafio que me fez apaixonar por esta área. Agradeço a Deus por ter me dado o privilégio de fazer parte desta Instituição. Não digo adeus, mas um até logo”, declarou emocionado Júlio César Cavalcanti.
A Adpeto – Associação dos Defensores Públicos do Tocantins, também prestou homenagem com placa honrosa entregue pelo defensor público Fábio Monteiro dos Santos, presidente em exercício da Associação.
Perfil
Nascido em 29 de setembro de 1979, Júlio César Cavalcanti Elihimas foi Agente Penitenciário; é graduado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco e especialista pela Escola da Magistratura do Estado de Pernambuco. Em janeiro de 2008, tomou posse como defensor Público do Tocantins, atuando inicialmente nas Comarcas de Miranorte e Arrais. Atualmente, é defensor público em Paraíso e coordenador do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos – NDDH, atuando na área criminal. Uma de suas ações de destaque em prol dos presos da Casa de Prisão Provisória de Paraíso, em conjunto com Ministério Público promoveu ação que culminou no afastamento de Agentes Penitenciários acusados de práticas de tortura.