edit Editar esse Conteúdo

Defensor Público-Geral prestigia posse da nova Mesa Diretora do Poder Judiciário do Tocantins

Publicado em 03/02/2025 18:32
Autor(a): Gisele França e Marcos Miranda/Comunicação DPE-TO
Pedro Alexandre e a desembargadora Maysa Vendramini, empossada presidente do TJTO - Foto: Marcos Miranda/Comunicação DPE-TO

O defensor público-geral do estado do Tocantins, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, prestigiou nessa segunda-feira, 3, a posse da nova Mesa Diretora do Poder Judiciário do Tocantins. Na cerimônia, realizada na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), foram empossadas a presidência do Tribunal e da Corregedoria-Geral da Justiça; da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) e das ouvidorias Judiciária e da Mulher.

A desembargadora Maysa Vendramini Rosal foi empossada presidente do TJTO, ao passo que a desembargadora Jacqueline Adorno assumiu a vice-presidência. “Minha gestão será pautada na excelência e no compromisso de transformar desafios em oportunidades. Renovo meu compromisso com a justiça, com a impessoalidade e com o respeito aos direitos de todos os cidadãos”, disse Maysa Vendramini Rosal. “Em tempos desafiadores, sabemos que nossa função vai além da simples aplicação da lei. Nosso dever é garantir que a justiça seja acessível, transparente e eficaz”, acrescentou.

Pedro Alexandre destacou o papel do Poder Judiciário como método democrático na solução de conflitos e ressaltou a importância da justiça estar mais próxima do cidadão e que a atuação conjugada dos poderes tem resultado na melhora dos índices sociais no Tocantins: “Temos, certamente, desafios, mas reconhecemos que o Tocantins cresce devido à presença de todas as instituições e poderes próximos à população. Por trás da melhora de um índice, de uma decisão justa, há uma pessoa, uma família, há uma vida melhorada em razão desse trabalho”, destacou o Defensor Público-Geral.

A sessão solene abriu o Ano Judiciário no Tocantins. A gestão empossada nesta segunda-feira será para o período 2025/2027. Na Corregedoria-Geral da Justiça, assumiram os cargos o desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho (corregedor-geral), e o desembargador Adolfo Amaro Mendes (vice-corregedor).

Na Esmat foram empossados o desembargador Marco Villas Boas e a desembargadora Angela Issa Haonat como 1ª diretora adjunta.

Também tomaram posse na gestão: o desembargador João Rodrigues Filho (ouvidor judiciário), o desembargador Eurípedes Lamounier (ouvidor substituto) e a desembargadora Ângela Prudente (ouvidora da Mulher).

Presenças

A solenidade contou com a presença de representantes do sistema de justiça e autoridades, entre eles o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, o vice-governador Laurez Moreira e o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado estadual Amélio Cayres.

keyboard_arrow_up