A sessão solene em comemoração ao aniversário de Palmas, realizada pela Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 21, foi marcada por homenagens aos 30 anos da capital. Um desses momentos foi o reconhecimento de personalidades que contribuíram no desenvolvimento da Capital. Entre elas, o defensor público-geral no Tocantins, Fábio Monteiro dos Santos.
Para o Defensor Público, o reconhecimento é uma honra e se mistura à própria atuação da Defensoria Pública. “A Defensoria Pública, em toda a sua historia, sempre esteve presente na vida dos palmenses que mais precisam. Esse é o nosso papel”, destacou.
O presidente do Parlamento tocantinense, Antonio Andrade, falou da alegria em presidir a sessão histórica que celebra a trajetória e conquistas de um povo que lutou pelo desenvolvimento dessa região. “Tenho orgulho de fazer parte dessa história. Palmas é fruto do idealismo voluntarioso de Siqueira Campos e de centenas de homens e mulheres que ousaram sonhar e hoje comemoram essa conquista coletiva, construída com muito esforço, empenho e dedicação”, destacou.
Além da entrega de placas comemorativas ao trigésimo aniversário de Capital, a sessão contou com apresentação do Hino Nacional, interpretado pelo coral jovem da Guarda Metropolitana de Palmas, a exibição de um vídeo institucional sobre a construção da Capital e seus 30 anos da existência, e com pronunciamentos das autoridades.
Composição da mesa
A sessão foi presidida pelo presidente da AL-TO, deputado estadual Antônio Andrade. Além do defensor público-geral, Fábio Monteiro dos Santos, compuseram a mesa as seguintes autoridades: governador do Estado Mauro Carlesse; vice-governador do Estado Wanderlei Barbosa; primeiro presidente da AL-TO, Raimundo Nonato; presidente do Tribunal de Justiça, Helvécio de Brito Maia Neto; procurador geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior; prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro; presidente do Tribunal de Contas do Estado, Severiano Costandrade; presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Tocantins, Gedeon Pitaluga; e o chefe de gabinete do deputado Eduardo Siqueira Campos, Carlos Júnior, que representou o ex-governador Siqueira Campos.
Homenageados
Mauro Carlesse, José Wilson Siqueira Campos, Wanderley Barbosa, Helvécio de Brito Maia Neto, Darci Martins Coelho, José Omar de Almeida Júnior, Fábio Monteiro, Severiano Constandrade, Gedeon Pitaluga; os prefeitos de Palmas, Fenelon Barbosa Sales, Manoel Odir Rocha, Nilmar Ruiz, Raul Filho, Carlos Amastha e Cinthia Ribeiro; os deputados constituintes: João Renildo, Joaquim Balduíno, Luiz Tolentino, Antônio Jorge, Everaldo Barros, Raimundo Pires dos Santos, Baylon Pedreira, Arlindo Almeida, Carlos Barcelos, Gerival Negre, Izidoro de Oliveira, Mascarenhas de Morais, Jurandi Oliveira, Lindolfo Campelo, Manoel Alencar Neto, Jesus Torres, Merval Pimenta, Pedro Braga e Raimundo Moraes; in memorian receberam homenagens os deputados constituintes Francisco de Assis Sales, Joaquim Machado Filho, Uiatan Cavalcante e Vicente Confessor.