edit Editar esse Conteúdo

Defensor Público fala sobre empréstimo consignado e questões previdenciárias para alunos da UMA

Publicado em 01/02/2008 18:03
Autor(a): Autor não informado
As questões previdenciárias e o empréstimo consignado para aposentados e pensionistas foram os principais assuntos da palestra “Aspectos Jurídicos da Previdência”, realizada na tarde dessa quinta-feira, 24, pelo defensor público Maciel Araújo Silva para os alunos da Universidade da Maturidade – UMA/UFT. A palestra aconteceu no auditório do Centro Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica) da Universidade Federal do Tocantins, em Palmas.

Na palestra, o Defensor orientou aos alunos da melhor idade da UMA sobre os detalhes a serem observados antes de fechar o empréstimo consignado, que é descontado em folha da aposentadoria e da pensão, como as taxas de juros e o parcelamento.

O defensor Maciel Araújo falou ainda das novas decisões sobre o auxílio e amparo ao idoso e as críticas feitas sobre a burocracia e as tentativas do Governo em desafogar os postos do INSS.

Antes do início da palestra, o defensor público e coordenador do Centro de Estudos Jurídicos da Defensoria Pública – CEJUR, Bruno Nolasco, fez uma explanação sobre a missão e a função da Defensoria Pública, colocando a instituição a disposição da UMA – Universidade da Maturidade.

A palestra foi realizada dentro do encontro “Aposentar no Tocantins”, promovido pela UMA, em comemoração ao Dia Nacional do Aposentado, celebrado em 24 de janeiro.

O encontro, que foi aberto com uma apresentação musical anos 60 feita pelos alunos da UMA, contou com a presença de representantes da Prefeitura de Palmas, Associação dos Aposentados, Defensoria Pública, Comando Geral da PM e Associação dos Subtenentes e Sargentos do Estado do Tocantins.

Ao final, os participantes elaboraram uma carta de intenções para protocolar juntos aos órgãos públicos do Estado.


keyboard_arrow_up