A DPE-TO – Defensoria Pública do Estado do Tocantins, por intermédio do NDDH – Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos, realiza na quinta e na sexta-feira, 1º e 2, o “1º Seminário Direitos Humanos em Foco”. A programação reúne palestras, mesa de debates e apresentações culturais no auditório do IFTO – Instituto Federal do Tocantins, em Porto Nacional. A abertura acontece na quinta-feira, a partir das 19 horas, e haverá atividades durante todo o dia na sexta-feira, 2. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até quinta-feira, 1º, pelo site: www.defensoria.to.def.br.
O Seminário vai contar com a participação de representantes de movimentos sociais, ONGs, estudantes e comunidade em geral. A abertura vai contar com apresentação do grupo de percussão “Tambores do Tocantins” e Mesa Redonda com o tema central “Direitos Humanos em Foco” e abordagem das temáticas: “Conceito e Desmistificação dos Direitos Humanos”, “Sistema de proteção dos Direitos Humanos”, “Promoção e Defesa institucional dos Diretos Humanos” e “Promoção e Defesa dos Diretos Humanos e Movimentos Sociais”.
Já a programação do segundo dia vai contar com atividades lúdicas com foco na promoção dos direitos humanos, debates em grupos temáticos (Saúde, Sistema Prisional, Gênero, Liberdade Religiosa e Criança e Adolescente). Ao final da programação, será elaborada uma carta aberta à sociedade, onde os participantes do evento se posicionarão em favor da defesa intransigente dos direitos humanos, repudiando toda e quaisquer formas de violação.
Reflexão
De acordo com a defensora pública Isabella Faustino Alves, coordenadora do NDDH, o objetivo é promover debates e reflexões a respeito da temática de direitos humanos para a comunidade de Porto Nacional e região, “se constituindo como um instrumento de promoção da educação em direitos humanos, a partir da elaboração de um diagnóstico local”. Ela reforça que o Seminário cumpre a missão do Núcleo de promover e incentivar a constante e efetiva participação da sociedade civil na divulgação e no aperfeiçoamento das questões relativas aos direitos humanos e de informar, conscientizar e motivar a população, inclusive valendo-se dos diferentes meios de comunicação, a respeito de seus direitos e garantias fundamentais.
O evento é realizado pelo NDDH em parceria com a Diretoria Regional da Defensoria Pública em Porto Nacional, sob a gestão da defensora pública Kênia Martins. Segundo ela há uma identificação constante de violação dos direitos humanos na região detectados nos diversos atendimentos da Defensoria Pública. “Entendemos que é necessária a adoção de medidas de caráter contínuo para a garantia dos direitos humanos violados, dentre eles a promoção de projeto para a educação em direitos humanos”, complementa.
Para fazer a sua inscrição clique aqui.
PROGRAMAÇÃO
Dia: 1º dezembro de 2016
19h - Apresentação Cultural do Grupo de Tampores do Tocantins
19h30 - Mesa Redonda: Direitos Humanos em Foco
23h - Encerramento
Dia: 02 dezembro de 2016
8h - Café com Direitos Humanos;
8h30 - Roda de Conversas Simultâneas sobre os Temas:
12h - Intervalo - Almoço
14h - Plenária para Socialização dos Temas;
17h30 - Encerramento