Com o objetivo de verificar a regularidade e a qualidade dos serviços prestados à população, a Corregedoria Geral da Defensoria Pública do Estado do Tocantins iniciou nesta segunda-feira, 4, as correições ordinárias no Núcleo Regional de Guaraí. A atividade, que continua nesta terça-feira, 5, com visitas às unidades de Colinas do Tocantins, Pedro Afonso, Itacajá e Colmeia, finaliza na sexta-feira, 8.
A abertura da correição em Guaraí contou com a presença do corregedor-geral, defensor público Neuton Jardim dos Santos, e da subcorregedora-geral, defensora pública Irisneide Ferreira dos Santos. Também participaram da solenidade o diretor regional da DPE em Guaraí, defensor público Evandro Soares Silva; a conselheira tutelar Lucilene Borges; o presidente da Câmara Municipal de Guaraí, Allan Carlos Noronha Araújo; e o vereador Mikeias Feitosa.
Neuton Jardim explicou que as correições ordinárias são instrumentos institucionais que visam assegurar a eficiência, pontualidade e compromisso de defensoras(es) e servidoras(es) no exercício de suas funções. “O objetivo da correição é verificar a regularidade do serviço da Defensoria Pública, ouvir os servidores, defensoras e defensores, além da população em geral. A partir dessas escutas, elaboramos um relatório técnico ao Defensor Público-Geral, apontando pontos positivos, negativos e, se necessário, propondo melhorias para o aprimoramento do atendimento”, explicou.
Durante os trabalhos, são abordadas temáticas como a comunicação interna, o uso de sistemas como o Solar, o fluxo de atendimentos, a estrutura dos núcleos, além da satisfação dos assistidos.
A equipe da Corregedoria-Geral responsável pela execução das atividades é composta pelos servidores Luciano Guimarães, Marcos Paulo, Larissa Gonçalves e Diones Cirqueira.