edit Editar esse Conteúdo

Condege garante mais representatividade das Defensorias Públicas em Brasília

Publicado em 25/04/2025 19:20
Autor(a): Gisele França / Comunicação DPE-TO
Encontro reuniu membras e membros de 13 Defensorias Públicas Estaduais e Distrito Federal - Foto: Rafael Batista/Comunicação DPE-TO - Divulgação

A ampliação da representatividade em Brasília (DF) para a Defensoria Pública nos Estados foi apresentada hoje, 25, durante a 96ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), realizada em Palmas (TO). Presidente do Colegiado, Oleno de Matos [Roraima] anunciou que o Conselho Nacional se estabelece definitivamente na Capital Federal e, com isso, fomentará o apoio e a presença das Defensorias Públicas que não têm unidades em Brasília.

A reunião foi realizada na Sala de Reuniões do Palácio Araguaia Governador Siqueira Campos e reuniu membras e membros de 13 Defensorias Públicas Estaduais e Distrito Federal.

“A partir do momento que o Condege se estabelece de forma definitiva em Brasília, a gente também está abrindo um espaço para que nove Defensorias Públicas, que ainda não têm representação na Capital Federal, possam utilizar esse espaço. Isso significa dizer que, a partir de agora, todas as Defensorias Públicas do país terão representação em Brasília e serão devidamente intimadas dos seus processos para a participação nos processos de terceira instância e instância superior”, explicou Oleno de Matos.

A atuação perante os Tribunais Superiores (Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal de Justiça) constitui elemento essencial à plenitude da prestação da assistência jurídica integral e à efetivação da garantia de acesso à justiça em todos os graus de jurisdição. Isso também foi destacado por Oleno Matos durante a reunião com outras defensoras e defensores públicos-gerais.

“O Condege trabalha muito nessa busca de fazer com que todas as Defensorias tenham condições de alcançar o maior número possível de assistidos. Então essa ação não só fortalece a política de aprimoramento do trabalho das Defensorias, mas principalmente o poder dos nossos assistidos”, pontuou.

Anfitrião da reunião realizada em Palmas, o defensor público-geral do Estado do Tocantins, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, destacou a importância dessas discussões que aprimoram a atuação defensorial: “O Condege tem desempenhado um papel fundamental na uniformização e na ampliação dos serviços da Defensoria Pública em todo o país. Isso tem proporcionado um aperfeiçoamento da atuação da defensoria pública em todos os nossos estados. O crescimento também passa pela construção coletiva aqui do Condege”, declarou Pedro Alexandre.




Pauta ordinária

Também foi pauta de deliberação a eleição da próxima diretoria do Condege; nova edição do projeto “Meu Pai Tem Nome”, prevista para agosto deste ano; peticionamento integrado, cujo termo de cooperação deve ser renovado a partir de 24 de junho; e a programação institucional relacionada a maio, quando se celebra o Dia Nacional Defensoria Pública.

Também foi apresentado o projeto “Defensorias nos Babaçuais”, que deve ser executado pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em parceria com a Defensoria Pública no Estado do Maranhão, Piauí e do Pará. O projeto, idealizado pelo Núcleo de Defensoria Pública Agrária e Ambiental (DPagra) da DPE-TO, foi apresentado pela defensora pública Kênia Pimenta Martins, que coordena o Núcleo Especializado.

Presenças

Acompanharam a reunião: a 1ª subdefensora-pública-geral do Estado do Tocantins, Estellamaris Postal; o 2º subdefensor público-geral Danilo Frasseto Michelini.

A abertura oficial dos trabalhos do Condege contou com a presença da presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicas (Anadep), Fernanda Fernandes, e da presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Tocantins (Adepto), Karla Letícia de Araujo Nogueira.

Autoridades locais também participaram da abertura da reunião.



Leia Também

No Tocantins, Defensorias Públicas reforçam importância de parcerias entre as instituições: https://www.defensoria.to.def.br/noticia/no-tocantins-defensorias-publicas-reforcam-importancia-de-parcerias-entre-as-instituicoes

keyboard_arrow_up