Foi inaugurado hoje, 10, o Núcleo de Atendimento Integrado (NAI). O local, que conta com sala de atendimento da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), é um espaço de acolhimento de adolescentes em medidas socioeducativas, com atendimento especializado e articulado aos adolescentes em conflito com a lei.
Estavam presentes na solenidade a defensora pública-geral do Tocantins, Estellamaris Postal e o titular da 8ª Defensoria da Infância de Palmas, defensor público Freddy Alejandro Solórzano Antunes.
Durante fala, a Defensora Pública-Geral estimou que o NAI seja um espaço de efetivo acolhimento, cuidado e respeito, contribuindo para a transformação social que esses adolescentes necessitam. “A Defensoria se mantém à disposição para apoiar melhorias nas políticas públicas; para acolher, lutar e defender os direitos fundamentais, enraizados na Constituição. Que o NAI possa ser um sucesso não somente na inauguração, como também na construção de serviços humanos melhores”, expressou Estellamaris Postal.
Conforme explicou a prefeita de Palmas, Cinthia Alves Caetano Ribeiro Mantoan, o NAI une, de forma integrada, vários órgãos e instituições com o objetivo de dar qualidade ao atendimento de adolescentes em conflito com a lei, ao mesmo tempo que oportuniza uma ganho na celeridade na prestação dos serviços. “Aqui agregamos práticas integradas no que diz respeito à reinserção dos nossos jovens adolescentes, com atendimento humanizado, primando pela qualidade dos serviços”, relatou a Prefeita.
A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Etelvina Maria Sampaio, reforçou que a finalidade do NAI é assegurar o atendimento inicial de maneira digna, ágil, intersetorial e integrada, desde a abordagem policial até o encaminhamento para execução de medida socioeducativa.
Para o titular do Juizado Especial da Infância e Juventude de Palmas, juiz Adriano Gomes de Melo Oliveira, o NAI foi pensado para ser um espaço acolhedor e que promova aos jovens, que estão em conflito com a lei, um acompanhamento adequado.
NAI
O Núcleo oferecerá os serviços referentes à política de proteção social especial (Medidas Socioeducativas em Meio Aberto) da Defensoria Pública, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Ministério Público Estadual, Poder Judiciário, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Ordem dos Advogados do Brasil, serviços de Saúde, Educação, Esporte e Cultura, entre outros parceiros.