edit Editar esse Conteúdo

Com presença da DPE-TO, reunião na SSP/TO discute a segurança do quilombo Rio Preto

Publicado em 13/02/2025 18:24
Autor(a): Laiane Vilanova/Comunicação DPE-TO
Defensoria Pública integra força-tarefa de órgãos para acompanhar a situação de insegurança vivida pela comunidade quilombola Rio Preto - Foto: Rafael Batista/Comunicação DPE-TO

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo Especializado da Defensoria Pública Agrária e Ambiental (DPagra), esteve reunida nesta quinta-feira, 13, com o secretário de Estado da Segurança Pública (SSP-TO), Bruno Azevedo. A reunião contou com a participação dos órgãos que compõem a força-tarefa para acompanhar a situação de insegurança vivida pela comunidade quilombola Rio Preto, localizada a cerca de 50 km de Lagoa do Tocantins.

A força-tarefa apresentou ao gestor da Segurança Pública informações colhidas durante atendimento in loco, realizado na comunidade no dia 3 de fevereiro. O grupo solicitou, ainda, a abertura de um processo de investigação sobre um possível caso de grilagem de terras na região.

A coordenadora do DPagra, defensora pública Kenia Martins Pimenta, explicou ao Secretário que as famílias que vivem na comunidade têm sido alvo constante de ameaças por parte de pessoas que tentam se estabelecer nas terras.

Presente no encontro, o secretário de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), Paulo Xerente, informou que já foram feitos registros de boletins de ocorrência junto à Polícia Federal e também uma denúncia no Ministério Público Federal, uma vez que a área é de competência da União.

Na ocasião, o secretário da Segurança Pública, Bruno Azevedo, acolheu as demandas apresentadas e destacou que irá dialogar com os órgãos de polícia federal para definir a melhor maneira de atuar na situação.

Leia também

DPE-TO acompanha denúncia de descumprimento de reintegração de posse no quilombolo Rio Preto: https://www.defensoria.to.def.br/noticia/dpe-to-acompanha-denuncia-de-descumprimento-de-reintegracao-de-posse-no-quilombolo-rio-preto

keyboard_arrow_up