Foi lançada nesta terça-feira, 12, em Palmas, a edição 2025 do projeto Por Todas as Marias. A iniciativa coordenada pela Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps), em parceria com diversos órgãos e instituições, visa promover a conscientização e prevenção da violência contra à mulher por meio da educação. O lançamento contou com a participação do defensor público-geral Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, a 1ª subdefensora pública-geral Estellamaris Postal.
O lançamento, que aconteceu no auditório do Palácio Araguaia, contou também com a presença da coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem) defensora pública Pollyana Lopes Assunção.
Durante a abertura, a idealizadora do Projeto, primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, destacou que os números de violência já vem caindo no Estado, devido aos esforços conjuntos. “No ano passado, nós éramos o segundo lugar no ranking do feminicídio, hoje nós somos 9º. Isso se dá a grande parceria e união de todas as faces e o Projeto por Todas as Marias, se iniciou ano passado, com blitz educativas, dentro das escolas, e a cada escola que a gente percorria, a cada jovem que a gente falava, nós sabíamos que estávamos no caminho certo, porque é ali na escola que estão os nossos futuros homens, maridos e pais”.
Na oportunidade, Estellamaris Postal falou com os presentes e reforçou a parceria da Defensoria Pública com ações de enfrentamento a violência. “Nós enquanto Sistema de Justiça temos avançado no julgamento dessas ações. A Defensoria Pública está em todas as comarcas para atender e cuidar dessa mulheres, mas o que nós desejamos e trabalhamos, é para que esses números continue caindo e a gente não precise mais realizar esse tipo de atendimento”.
O evento contou ainda com palestra da ex-modelo e ativista Luiza Brunet. Em 2016, denunciou um caso de violência doméstica que ganhou repercussão nacional. Desde então, atua como ativista, palestrante e embaixadora de projetos que abordam temam como abuso, autonomia feminina, empreendedorismo e reinvenção pessoal.
Por Todas as Marias
Criado em 2024, o projeto promove ações integradas que estimulem a mudança de comportamentos e mentalidades por meio da educação de crianças, adolescentes e jovens. Coordenado pela Secretaria Extraordinária de Participações Sociais, conta com o apoio da Defensoria Pública do Estado do Tocantins, o Tribunal de Justiça do Tocantins, a Polícia Militar do Estado do Tocantins, o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins e a Secretaria de Estado da Educação, que inseriu o projeto no calendário escolar estadual.
Em parceria com a Seps, a Seduc também desenvolveu o curso on-line Por Todas as Marias, disponível na Plataforma Moodle, com carga horária de 20 horas. O curso aborda noções básicas da legislação vigente e os tipos de violência; e propõe que os profissionais da educação criem estratégias didáticas para trabalhar o tema em sala de aula.
Outra frente de atuação do projeto envolve blitz e palestras educativas realizadas em escolas e municípios, em conjunto com a Operação Shamar, coordenada no estado pelas Forças de Segurança do Tocantins.