edit Editar esse Conteúdo

Com presença da Defensoria Pública, sessão solene abre Ano Judiciário 2026

Publicado em 02/02/2026 17:06
Autor(a): Marcos Miranda/Comunicação DPE-TO
O defensor público-geral do Estado do Tocantins, Pedro Alexandre, destacou o papel essencial do sistema de justiça como pilar democrático - Foto: Marcelo Les/Comunicação DPE-TO

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) participou, nesta segunda-feira, 2, da sessão solene de abertura do Ano Judiciário de 2026, realizada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), na Sala de Sessões do Tribunal Pleno. A cerimônia marcou simbolicamente o início das atividades jurisdicionais e administrativas da justiça estadual. 

Presente, o defensor público-geral do Estado do Tocantins, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, integrou a mesa de honra dos desembargadores do TJTO, além de representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, e demais instituições do sistema de Justiça.

Em sua fala, Pedro Alexandre ressaltou a sensibilidade do judiciário tocantinense em pautas que dialogam diretamente com a atuação da Defensoria Pública, como o atendimento à população em situação de rua, a mediação de conflitos e a regularização fundiária, a emissão de registros civis e as ações de enfrentamento à violência contra a mulher. “O Sistema de Justiça é o pilar democrático, é onde se garante o direito a ter direitos, e, neste sistema da Justiça, todos nós temos nossas funções, e todas elas são relevantes para fazer levar, fazer alcançar, aquela população em nosso estado que mais precisa”. 

Em seu pronunciamento, a presidente do TJTO, desembargadora Maísa Vendramini Vidal, destacou que, ao completar um ano à frente da presidência do Tribunal, os resultados apresentados refletem um trabalho coletivo e comprometido com a sociedade. Ela também desejou um novo ano mais efetivo no trabalho desempenhado pela instituição. “Que esse novo ano judiciário seja marcado pelo diálogo institucional, pela cooperação e com o compromisso permanente com a legalidade, cidadania e com a Justiça.”

Durante a solenidade, foi apresentado um balanço das principais atividades e boas práticas desenvolvidas pelo TJTO e pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) em 2025.

keyboard_arrow_up