edit Editar esse Conteúdo

Congresso de Defensoras e Defensores Públicos debate direitos de crianças e adolescentes

Publicado em 16/08/2022 10:46
Autor(a): Cinthia Abreu/ Comunicação DPE-TO
Profissionais da DPE-TO que participaram do evento - Foto: Equipe Multidisciplinar DPE-TO/Divulgação

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) esteve presente no VIII Congresso Nacional das Defensoras e Defensores Públicos da Infância e Juventude e do II Encontro Multidisciplinar da Defensoria Pública, que aconteceu em Goiânia (GO) nos dias 11 e 12 último. O Congresso buscou debater o direito das crianças e dos adolescentes, aprofundando as discussões, compartilhando experiências e estudos. As atividades visaram, também, estimular a participação da rede de apoio e, ao mesmo tempo, fortificar a atuação da Defensoria Pública.

A programação contou com diversas palestras, rodas de conversas e apresentação de práticas e, dentre essas, a diretora-geral da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) da DPE-TO, a defensora pública Téssia Gomes Carneiro, apresentou o projeto “Livrarte: Poesia como Forma de Livre Pensar”. Na ocasião, a Defensora Pública fez uma explanação dos objetivos e resultados do projeto da Esdep em parceria com o Núcleo Especializado de Defesa da Criança e do Adolescente (Nudeca), que levou oficinas de escrita literária para internos do Centro de Internação Provisória (Case) de Palmas e interior do Tocantins. “Mostramos o quanto exitosa foi a prática do Livrarte e os resultados de transformação na vida dos adolescentes que receberam as oficinas”, declarou.

De acordo com a Defensora Pública, foi uma honra estar presente no Congresso que permitiu muitas reflexões. "Foi muito importante e contar com a presença da Equipe Multidisciplinar da Defensoria amplia ainda mais o nosso leque de conhecimento, principalmente quanto à temática da infância e juventude. Tenho certeza de que quem ganha é a nossa equipe da Defensoria e ainda mais os nossos assistidos", declarou.

Equipe Multidisciplinar

Além da Diretora-Geral da Esdep, da DPE-TO também estiveram presentes integrantes da Equipe Multidisciplinar: a coordenadora em substituição da Equipe Multidisciplinar, a psicóloga Gabriela Fernandes Maximiano; as assistentes sociais Jórcia de Sousa Castro Silva e Ivone de Sousa Carvalho Viana; a psicóloga Isabel Cristina Izzo; e a pedagoga Maria de Jesus da Silva de Assis.

Segundo Gabriela Maximiano, a presença da equipe no evento foi uma forma de promover a integração e fortalecimento da atuação institucional a favor da garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes. “A temática da infância e juventude é ampla, complexa, plural e que cabe a intervenção dos diversos saberes. Como diz Rudolf Dreikurs, ‘uma criança precisa de encorajamento como uma planta precisa de água’ e ali fomos nós que saímos regadas de saberes e inspirações para uma atuação mais integral, humana e correspondente a missão da Defensoria", destacou a Psicóloga.

Para Maria de Jesus, foi um momento ímpar participar deste evento. “Aprendi bastante com as trocas de experiências exitosas ali compartilhadas e estas contribuirão para um aprendizado que levarei para minha vida profissional. Cada prática compartilhada, cada projeto ali exposto pode trazer uma ideia do que se pode fazer e como fazer dentro da nossa Instituição”.

Congresso

O evento foi organizado pelo Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), por meio da Comissão de Promoção e Defesa da Criança e do Adolescente, e realizado pela Defensoria Pública do Estado de Goiás.

keyboard_arrow_up