edit Editar esse Conteúdo

Com dinâmicas e jogos lúdicos, bullying é debatido pela DPE-TO com alunos em Palmas

Publicado em 15/09/2023 09:55
Autor(a): Cinthia Abreu/ Comunicação DPE-TO
A atividade levou círculo de diálogo sobre o combate à violência nas escolas e cultura de paz - Foto: Rafael Batista/Comunicação DPE-TO

Dinâmicas, brincadeiras, jogos lúdicos e diversas atividades educativas fizeram parte de uma ação do projeto “Defensoria Pública nas Escolas”, realizado hoje, 14, na Escola COC, em Palmas. De iniciativa da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), a atividade levou círculo de diálogo sobre o combate à violência nas escolas e cultura de paz.

Cerca de 40 alunos dos 4º e 5º ano foram contemplados. Desta vez, o principal tema trabalhado foi bullying. “Eu aprendi que a gente não deve falar mal do outro, temos que respeitar e tratar bem todo mundo”, expressou uma estudante.

O círculo de diálogo teve como facilitadora, a gerente de Ensino e Capacitação da Esdep, pedagoga Elis Sodré, que destacou que o objetivo foi de levar reflexão sobre a violência física e psicológica e seus impactos no ambiente escolar. “O bullying é ainda um dos temas mais solicitados nas escolas, pois as consequências dele no ambiente escolar são perigosas e gravíssimas”, declarou.

Na ocasião, a Pedagoga abordou, também, sobre a necessidade de se estreitar as relações humanas, partindo da necessidade de convivência pacífica. “Respeitar sempre o colega, sem críticas à cor, raça, religião, tipo físico é essencial para a boa convivência”, ressaltou Elis Sodré.

Defensoria nas Escolas

O projeto, que teve início em meados de 2018, tem como objetivo promover a educação em direitos junto à comunidade escolar, fortalecendo o exercício da cidadania por meio de ações informativas e educativas, o que coopera com o processo de construção do conhecimento comunitário.

Os conteúdos explanados nas palestras objetivam instruir os participantes a partir da promoção de debates que contemplam os eixos norteadores cidadania e ética; direito; saúde; violência e paz; isto sempre se levando em consideração as peculiaridades de cada localidade.

As ações do “Defensoria Pública nas Escolas” são conduzidas pela equipe da Esdep e executada pela Equipe Multidisciplinar da Instituição. São parceiros as Secretarias Estadual e Municipais de Educação.

keyboard_arrow_up