A quadra da Escola Municipal Paulo Leivas Macalão, localizada na região Norte de Palmas, reuniu, na manhã desta sexta-feira, 4, estudantes que buscaram conhecimento e aprendizado sobre direitos humanos. Eles participaram do projeto Defensoria nas Escolas, ofertado pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio da Escola Superior da Defensoria (Esdep).
Cerca de cinco educadores e 90 alunos do 3º e 4º ano, com idade média entre 9 e 10 anos, participaram da atividade, que foi repleta de dinâmicas e interatividade. Na ocasião, a pedagoga da Esdep, Elis Sodré, usando balões, envolveu os(as) alunos(as) para levantar os tipos de violência escolar – bullying e qual o entendimento dos alunos sobre o tema. Para as atividades, Elis Sodré contou com apoio do servidor da Esdep Sandro Ferreira Pinto.
As dinâmicas, vídeo, assim como a roda de conversa da Esdep, levou aos estudantes da rede pública conhecimento sobre os tipos de violências que ocorrem no ambiente escolar, como o bullying – intimidação sistemática (agressões física e verbal, assedio, abuso...) e deu orientações para a convivência deles em sociedade. Além de alertar sobre os cuidados para combater as práticas de violência, os servidores da Esdep incentivaram a necessidade de se portar sempre com respeito ao próximo.
Defensoria nas Escolas
O Projeto é desenvolvido sob a coordenação da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esporte (Seduc) e da Secretaria Municipal de Educação de Palmas (Semed).