A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem), deu início, nesta quinta-feira, 29, às atividades do projeto Ponto de Partida. O retorno das oficinas foi realizado com uma aula inaugural na Casa da Mulher Brasileira (CMB) de Palmas.
“Este é um novo recomeço do Projeto Ponto de Partida, que iniciamos no ano passado com muito sucesso. Agora retomamos com novas alunas e algumas que permanecem. Apresentamos o edital, que estabelece as regras do projeto, o tempo de permanência e o funcionamento do curso. A expectativa é repetir o êxito da edição anterior”, disse a coordenadora do Nudem, defensora pública Pollyana Lopes Assunção.
A iniciativa, fruto de parceria com a Receita Federal, que fez a doação das roupas utilizadas nas oficinas, e a Casa da Mulher Brasileira de Palmas, tem como objetivo capacitar mulheres atendidas pela CMB, estimulando a autonomia econômica e geração de renda.
Durante o encontro, foi realizada a leitura do termo de participação e dinâmicas de integração, além da apresentação das oficinas semanais de corte, costura e customização. Nesta nova edição, a turma conta, até o momento, com 20 mulheres inscritas.
Secretária executiva da Secretaria Municipal da Mulher de Palmas, Mariza Sales ressaltou a importância do projeto para o enfrentamento à violência doméstica. “Essas mulheres estão em um ambiente seguro, compartilhando experiências e aprendendo a gerar renda. Muitas vezes, elas se silenciam e não denunciam por dependência financeira. Com o curso e o bazar, a renda será delas, e isso faz toda a diferença”.
Recomeço
Para a facilitadora do curso, Heloísa Ramos Novelli, o sucesso da edição anterior se reflete na consolidação da iniciativa. “2026 promete ser um ano de muitas novidades para o projeto. Ele está se fortalecendo, recebendo mais recursos e novas ideias. O trabalho manual ajuda a resgatar valores, identidade e a essência dessas mulheres.”
Entre as participantes, uma cursista de 48 anos relatou que conheceu o projeto após buscar atendimento na DPE-TO. “Durante o atendimento na Defensoria Pública, me apresentaram esse Projeto e ele vai me ajudar a construir uma nova renda e me reorganizar financeiramente. Já tenho um pouco de conhecimento e sei q vai somar muito”, contou.
Outra participante, de 64 anos, destacou o caráter multiplicador do aprendizado. “Trabalho numa associação e quero aprender aqui para poder ensinar lá. Estou feliz de participar. A gente não pode descrençar”, disse.
Também acompanharam a aula inaugural a assessora do Nudem, Nicolle, a vice-coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Loanne Goulart Magalhães, entre outras convidadas.
O Projeto
O projeto Ponto de Partida é voltado, prioritariamente, a mulheres em situação de violência doméstica e familiar. As atividades ocorrerão todas as quintas-feiras, das 14h às 18h, na Casa da Mulher Brasileira, com acompanhamento técnico e avaliações periódicas. Nesta edição, o projeto passou a contar com três novas máquinas de costura.
Inscrições
As inscrições seguem abertas, por meio de formulário on-line. Clique aqui para se inscrever.