A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) realizou uma inspeção na Unidade de Tratamento Penal de Cariri, na manhã de segunda-feira, 17, com o objetivo de verificar as condições de custódia das pessoas privadas de liberdade na unidade penal.
De acordo com a Coordenadora do Núcleo Especializado de Assistência e Defesa ao Preso (Nadep), defensora pública Cristiane Souza Japiassu Martins, os reeducandos afirmaram que, no fim de semana, não houve princípio de motim na Unidade, como chegou a ser repercutido por meio das redes sociais.
“Os relatos que ouvimos dos reeducandos serão apurados e continuaremos acompanhando a situação”, disse a Defensora Pública. Segundo ela, a equipe da Defensoria Pública foi procurada por familiares dos custodiados. As famílias estavam ansiosas por informações pelo fato não ter ocorrido visita no domingo, 16.
A inspeção foi realizada pelo Núcleo Especializado de Assistência e Defesa ao Preso (Nadep), e pela 4ª e 14ª Defensorias de Execução Penal de Gurupi, contando com a atuação da Coordenadora do Nadep e do defensor público Magnus Kelly Lourenço de Medeiros.
Também participaram da ação o assessor da 4ª Defensoria Pública Josevando Sobrinho de Amorim, e a analista da 14ª Defensoria Pública Taivan Barbosa Coelho.
///
Edição: Cléo Oliveira / Comunicação DPE-TO