edit Editar esse Conteúdo

Com atuação da DPE-TO, Seduc instala escola na comunidade indígena Ãwa-Canoeiro

Publicado em 03/03/2023 17:01
Autor(a): Cinthia Abreu/ Comunicação DPE-TO
Com estrutura feita pelos próprios indígenas, escola iniciou as aulas nessa quinta-feira, 2 - Foto: Arquivo Ãwa-Canoeiro /Divulgação

Após muitas reuniões e debates, com a atuação da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo Especializado de Questões Étnicas e Combate ao Racismo (Nucora), o povo Ãwa-Canoeiro passa a contar com uma escola no Acampamento Itaro, na Ilha do Bananal.

Com estrutura montada pelos próprios indígenas, a Escola Tutawa Ãwa, primeira unidade na comunidade, foi implantada pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), tendo as aulas iniciado nessa quinta-feira, 3.

A presidente da Associação do Povo Ãwa Acampamento Itaro, Kamutaja Silva Ãwa, lembra que desde fevereiro de 2022, com o apoio do Nucora, os indígenas vinham lutando pela instalação de uma escola na comunidade. Inclusive, apesar de estarem matriculados em escolas indígenas de aldeias da região, há um ano estavam sem estudar por dificuldades no descolamento.

Visita à aldeia

Em dezembro do ano passado, o coordenador do Nucora, defensor público Arthur Luiz Pádua Marques, acompanhado de assessores do Núcleo, esteve na aldeia onde detectou uma série de dificuldades relacionadas à garantia de direitos, como acesso à saúde, educação e até mesmo acesso à aldeia.

A dificuldade de acesso à aldeia se dá porque o tempo de percurso pelo Rio Javaés é de quase três horas, o que é feito por meio de embarcação de pequeno porte. Além do tempo, o custo com combustível é alto para a comunidade, que conta com dez famílias.

Leia Mais

DPE-TO faz atendimento na aldeia de indígenas Ãwa Canoeiro e identifica violação de direitos: https://www.defensoria.to.def.br/noticia/dpe-to-faz-atendimento-na-aldeia-de-indigenas-awa-canoeiro-e-identifica-violacao-de-direitos



keyboard_arrow_up