edit Editar esse Conteúdo

Com a DPE-TO, Condege se reúne em Brasília para 101ª Reunião Ordinária

Publicado em 19/09/2025 09:20
Autor(a): Comunicação DPE-TO
Representantes de todo o país se reuniram para discutir temas estratégicos relacionados ao fortalecimento da Defensoria Pública - Foto: Marcelo Les/Comunicação DPE-TO

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) participou nessa quinta-feira, 18, da 101ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), realizada na sede do Conselho, em Brasília, com a presença de representantes de todo o país. Esteve presente o defensor público-geral do Estado do Tocantins, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, que é vice-presidente do Colegiado.

Durante o encontro, foram debatidas pautas como a proposta de regulamentação da permuta nacional entre membros das instituições, a apresentação do Plano de Comunicação Integrada do Condege e a prestação de contas da gestão 2025/2026, referente ao mês de agosto, pela presidente do Conselho, Maria Luziane Castro (MT).

Segundo Luziane Castro, essas reuniões possibilitam “a uniformização de boas práticas, o aprimoramento da gestão, a articulação de projetos inovadores e a atuação integrada em temas de grande relevância social, como a defesa dos direitos humanos, o atendimento a grupos em situação de vulnerabilidade e o fortalecimento da democracia”. 

Protocolo de Intenções

Na ocasião, o Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais, a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), assinaram um Protocolo de Intenções que fortalece a atuação conjunta em defesa de aposentados e pensionistas vítimas de descontos associativos indevidos.

O acordo abre caminho para que cada Defensoria Pública nos estados firme parcerias com o INSS, permitindo que as instituições trabalhem juntas para resolver, de forma mais rápida e organizada, os casos de descontos errados feitos nos benefícios de aposentados e pensionistas entre março de 2020 e março de 2025. 

O protocolo também prevê que a Defensoria atue na defesa dos segurados em situações mais complexas, como nos casos de falsidade documental ou vício de consentimento, quando o desconto foi feito sem autorização.

A AGU vai atuar como parceira nesse processo, oferecendo apoio jurídico e ajudando a mediar as discussões entre as instituições. (Com informações da Ascom/Condege)


Leia também

Condege homenageia Estellamaris Postal e demais ex-presidentes do Colegiado: https://www.defensoria.to.def.br/noticia/condege-homenageia-estellamaris-postal-e-demais-ex-presidentes-do-colegiado

keyboard_arrow_up