edit Editar esse Conteúdo

Com a DPE-TO, Apae abre Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Publicado em 21/08/2024 15:52
Autor(a): Marcos Miranda/Comunicação DPE-TO
Os defensores públicos foram homenageados com uma moção de aplausos durante o evento - Foto: Rafael Batista/Comunicação DPE-TO

Na manhã desta quarta-feira, 21, o auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) foi palco do evento que deu início às atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, organizada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Palmas. 

A solenidade contou com a presença da Defensoria Pública do Estado do Tocantins, na ocasião representada pelo coordenador do Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa), defensor público Freddy Alejandro Solorzano Antunes; o coordenador do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH), defensor público Euler Nunes; e o defensor público Murilo da Costa Machado. Na ocasião, os Defensores Públicos foram homenageados com uma Moção de Aplauso pela atuação na proteção e garantia dos direitos das pessoas com deficiência. 

Em consonância com o tema deste ano “Nossa história: quem somos e o que fazemos”, Murilo Machado reforçou que as pessoas com deficiência não devem ser invisibilizadas. “Nós não queremos essas pessoas em casa, nós não queremos essas pessoas depositadas em determinados locais. Nós queremos essas pessoas participando do dia a dia da sociedade, em todos os locais”, afirmou.  

Em sua fala, Freddy Alejandro destacou que a Defensoria Pública está à disposição de todas as pessoas com deficiência na proteção e defesa dos seus direitos. 

Semana Nacional

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que segue até o próximo dia 28 de agosto, visa promover a ampliação e a melhoria contínua dos serviços oferecidos pela Apae, além de conscientizar a sociedade sobre as questões que envolvem essa parte da população.

A presidente da Apae de Palmas, Vilma Maria Gomes da Silva, chamou à atenção para a relevância da Semana no que se refere à visibilidade da causa. “A data de hoje é muito importante para nós, porque a nossa luta é todos os dias. Mas, a Semana Nacional da Pessoa Com Deficiência Intelectual e Múltipla, é a semana em que temos mais visibilidade, que vamos atrás dos nossos anseios, das nossas lutas e onde buscamos nossas parcerias”, pontuou.

Estabelecida pela Lei n° 13.585/2017, a Semana Nacional é celebrada desde 1963 pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) e, a cada ano, aborda temas relevantes para a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência.

keyboard_arrow_up