O “Cine Fórum Olhar Direitos” integrou a programação do I Congresso Científico em Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO). Nos dias 10 e 11 de dezembro, as defensoras públicas Franciana di Fátima Cardoso, coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa e Proteção das Mulheres (Nudem), e Téssia Gomes Carneiro coordenaram as mesas-redondas.
Na sexta-feira, 11, a mesa-redonda “Leitura para a Remissão”, coordenada pela defensora pública Téssia Gomes Carneiro, discutiu o projeto Cine Defensoria, que levou os filmes curtas-metragens "Meu Amigo Nietzsche" (2012) e "Melanina Sim - Episódio Superação do racismo pela educação” (2017) aos internos do Centro de Internação Provisória (Ceip) Norte, em Santa Fé do Araguaia.
Participaram do debate os professores da Universidade Federal do Tocantins – Braz Batista e Valéria Medeiros; a pedagoga da DPE em Araguaína Gislene Moreira; e a assistente social da Equipe Multidisciplinar do Ceip Norte Luiza Rosa.
Já na quinta-feira, 10, o tema em discussão foi “Justiça e Direitos Humanos”, a partir do documentário Justiça. Na ocasião, a exibição foi coordenada pela defensora pública Franciana di Fátima Cardoso. O debate contou com os juízes Dernival Francisco da Silva e Rubens Roberto Casara como facilitadores.
Mesas-redondas
As discussões das mesas-redondas estão disponíveis e podem ser acessadas nos links abaixo: