edit Editar esse Conteúdo

Capital por um dia: Defensoria Pública prestigia programação em Miracema do Tocantins

Publicado em 07/12/2023 16:57
Autor(a): Gisele França/Comunicação DPE-TO
Pedro Alexandre acompanhou a sessão especial da Assembleia Legislativa do Tocantins - Foto: Rafael Batista/Comunicação DPE-TO

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins, na ocasião representada pelo 1º subdefensor público-geral Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, esteve hoje, 7, em Miracema do Tocantins, a 75 km de Palmas, para prestigiar a programação de “Capital por um dia”, ato que acontece anualmente, sempre em 7 de dezembro, quando a sede administrativa do Estado é transferida de Palmas para o Município em alusão ao período em que Miracema do Tocantins foi capital provisória do Estado.

Em Miracema, Pedro Alexandre acompanhou o desfile cívico e a sessão especial da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto). Para o presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres, a transferência "não é apenas um gesto simbólico, mas um dever constitucional e um reconhecimento pelos serviços prestados por Miracema ao Estado do Tocantins, quando de sua criação e instalação".

Governador em exercício, Laurez Moreira lembrou que na época em que foi capital provisória, Miracema recebeu pessoas de todas as regiões do País, “que vieram com muita esperança nesse novo Eldorado que surgiu no centro do País”. Para Laurez Moreira, voltar a Miracema é motivo de muita alegria, principalmente neste dia 7 de dezembro, que foi o dia que o presidente da República anunciou que Miracema seria a capital provisória.

O governo do Estado divulgou que em Miracema houve a entrega de títulos imobiliários, autorização de obras de pavimentação em rodovia estadual e a reativação da delegacia no município, entre outras ações.

Na oportunidade, Pedro Alexandre destacou a importância de momentos como esse para valorização da memória recente do Estado, das manifestações culturais e dos tocantinenses. “A Defensoria Pública é presente em Miracema, atua perto dos hipossuficientes do Município e região e por isso, prestigiar momentos como esse nos é muito caro como instituição pública que atua tão perto das pessoas”, disse ele.

Capital Provisória

Todos os anos, no dia 7 de dezembro, Miracema se torna Capital por um dia devido a decreto que estabelece a transferência dos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) à cidade que serviu como sede do governo no início da criação do Tocantins, durante a construção de Palmas. A data marca o dia em que o município foi escolhido Capital pelo então presidente da República, José Sarney, em 1988, para ser a Capital provisória.

keyboard_arrow_up