edit Editar esse Conteúdo

Capacitação traz troca de experiências sobre estratégias da Defensoria no Tribunal do Júri

Publicado em 02/05/2022 09:46
Autor(a): Cinthia Abreu/ Comunicação DPE-TO
No formato híbrido, a capacitação foi presencial na sede da DPE em Palmas - Foto: Loise Maria/Comunicação DPE-TO



Estratégias de atuação em plenário do Tribunal do Júri foram apresentadas e debatidas durante o “Júri em Debate” que acontece durante toda a sexta-feira, 29, na sala do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), em Palmas, com transmissão também em formato virtual. O evento promovido pela Escola Superior da DPE-TO (Esdep) foi voltado para membros, servidores(as) e estagiários(as) da Instituição.

Durante a capacitação, o defensor público do Rio de Janeiro Denis Andrade Sampaio Júnior, que atua na área do Tribunal do Júri, falou sobre Cadeia de custódia da prova; Quesitação em plenário; e Silêncio do Réu em plenário do Júri.

De acordo com a diretora-geral da Esdep, defensora pública Téssia Gomes Carneiro, a capacitação teve o intuito de garantir aperfeiçoamento dos profissionais da Instituição. “É uma capacitação muito importante porque os tribunos da Defensoria estão presentes e nos traz uma experiência muito interessante com troca de ideias da Defensoria do Tocantins com o Rio de Janeiro. A Escola tem se preocupado em investir em capacitação, pois profissional capacitado dá um retorno maior para a sociedade, fomenta novas ideias e estratégias de atuação. Essa programação permite aos participantes olhar para a experiência do outro e compreender de forma conjunta as necessidades que passam no plenário”, afirmou a defensora pública.

Troca de Experiência

Para a defensora pública Luciana Costa, mediadora na capacitação, é fundamental essa troca de experiência. “O Tribunal do Júri é uma área em movimento, como todo Direito, e é sempre importante a gente discutir teses jurídicas e trazer essa troca de experiência com defensores que estão há mais tempo em atuação, com carreira consolidada e antenadas na área do Júri, o que só traz conhecimento para nós e mais articulação, aprendendo um com o outro. Ganha principalmente o nosso assistido com uma defesa de qualidade”, complementou.

Também mediador no evento, o defensor público Rubismark Saraiv, que atua no Tribunal do Júri, destacou a importância do aperfeiçoamento em questões inerentes à defesa criminal e permanente articulação com todas defensoras e defensores públicos atuantes na área. “Essa área do Tribunal do Júri é um ponto muito sensível da Defensoria que exige uma atenção e cuidado permanente de especialização. O Tribunal do Júri é uma área que exige do profissional se reinventar, descobrir novos caminhos e essa é uma oportunidade muito importante de pluralizar e aumentar o nosso conhecimento para eficiência na atuação”, relatou.

Presidente da Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Tocantins (Adpeto), o defensor público Guilherme Vilela Ivo Dias destacou o ganho dos participantes com troca de informações. “A escolha de se pensar em nome de defensores públicos consolidados na atuação de outros estados, seja no Júri ou em todas as outras áreas, traz uma troca de experiência fundamental para gente encontrar soluções e saídas alternativas para gente fazer frente às nossas dificuldades no Tocantins”, complementou.


keyboard_arrow_up