edit Editar esse Conteúdo

Campanha “Defensores da Leitura” visa estimular doações de livros infantis

Publicado em 17/04/2013 15:31
Autor(a): Autor não informado
Campanha “Defensores da Leitura” visa estimular doações de livros infantis - Foto: Ascom

 

Em comemoração ao Dia Internacional do Livro de Literatura Infantil a Defensoria Pública do Tocantins desenvolve, durante o mês de abril, a campanha “Defensores da leitura - Aqui o direito da criança, de brincar e estudar, já estão garantidos” visando arrecadar livros para serem utilizados nas Brinquedotecas da Instituição em todo o Estado. 

A proposta é enriquecer o acervo das Brinquedotecas para incentivar a prática da leitura junto aos filhos dos assistidos da Defensoria Pública, que valoriza e atende a necessidade da família que não tem com quem deixar o filho, para receber atendimento jurídico e garantir assim o acesso à justiça, direito do cidadão.

As pessoas interessadas em participar da campanha e contribuir com o projeto de estimular a leitura infantil podem entregar as obras nas Brinquedotecas ou depositá-las nas caixas de coletas na recepção da Defensoria Pública em todo o Estado.

 

Palmas

Em Palmas, a Brinquedoteca da Defensoria Pública realiza em comemoração  ao Dia Internacional do Livro de Literatura Infantil o Projeto “Literatura infantil - Janela do Saber”. As atividades iniciaram nesta terça-feira, 16, e prosseguem até o dia 30 de abril, na Brinquedoteca da Instituição.

Com o intuito de mostrar de forma lúdica e dinâmica para as crianças como é gostoso e fascinante o mundo da literatura infantil serão apresentadas, pela equipe pedagógica da Instituição, vídeos, músicas dramatizadas, conversas envolvendo cartazes e figuras, historinhas com fantoches dos personagens do sítio do pica-pau amarelo, além de pintura facial, desenhos e pinturas em papel. O objetivo deste projeto é desenvolver nas crianças a criatividade de cada um, alimentando a fantasia e o imaginário, e reconhecer a importância da leitura para estimular a criatividade, demonstrar por meio de desenhos e pinturas, estimular a linguagem oral e permitir a livre expressão.

 

Araguaína

A Brinquedoteca da Defensoria Pública em Araguaína desenvolve o projeto “Dia do livro infantil: contando histórias” que visa despertar e estimular nas crianças o desejo de ler e conhecer histórias infantis. A programação voltada para os filhos dos assistidos começou na segunda-feira, 15 e vai até sexta, 19.

Dentre as atividades desenvolvidas estão a disponibilização de livros infantis para a leitura no espaço da brinquedoteca, contação de histórias com personagens caracterizados da literatura infantil como a Emília e o Visconde do Sítio do Picapau Amarelo. As crianças poderão também contar ou escrever as histórias que conhecem e ao final do projeto será feito um painel literário com as histórias de todos os que desejarem escrever seus contos ou desenhar personagens. A Defensoria Pública deseja desenvolver nas crianças a prática e o hábito da leitura, o conhecimento de novas histórias, e viagem pelo mundo da imaginação, estimulando a criatividade.

keyboard_arrow_up