edit Editar esse Conteúdo

Banco Vermelho: Nudem destaca papel da DPE-TO na defesa das mulheres vítimas de violência

Publicado em 31/01/2025 09:12
Autor(a): Marcos Miranda/Comunicação DPE-TO
O Banco Vermelho é um símbolo de conscientização sobre a necessidade de prevenir e combater o feminicídio - Foto: Marcos Miranda/Comunicação DPE-TO

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) marcou presença na instalação do 16º Banco Vermelho no estado, uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) na luta contra o feminicídio. O monumento foi inaugurado nesta quinta-feira, 30, na Praça dos Girassóis, em frente ao TJTO, em Palmas. A coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem), defensora pública Pollyana Lopes Assunção, participou da solenidade. 

Durante o evento, Pollyana Assunção ressaltou o compromisso da DPE-TO com ações voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher. “O trabalho integrado é fundamental nessa que é uma luta constante do Nudem, que é a proteção e defesa das mulheres vítimas de violência. A Defensoria Pública está de portas abertas para continuar firmando parcerias como essas. Parabéns ao Tribunal de Justiça por mais essa iniciativa”, destacou Pollyana Assunção.

Na ocasião, representantes de instituições que atuam no combate ao feminicídio no Tocantins foram homenageados com uma miniatura do Banco Vermelho. Além disso, o TJTO anunciou a ampliação do projeto para as escolas públicas, com o Banquinho Vermelho, uma iniciativa voltada à educação contra a violência de gênero. A proposta é que alunos criem suas próprias miniaturas do Banco Vermelho enquanto aprendem sobre o tema. 

"Sentar e refletir, levantar e agir"

O Banco Vermelho, que traz o slogan “Sentar e refletir, levantar e agir”, é um símbolo de conscientização sobre a necessidade de prevenir e combater o feminicídio. A ação é uma parceria entre o Poder Judiciário do Tocantins, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, o Instituto Banco Vermelho e prefeituras municipais. 

A iniciativa segue a Lei nº 14.942, sancionada em 31 de julho de 2024, que determina a instalação desses monumentos em locais públicos e a realização de projetos educativos sobre o tema. Desde agosto de 2024, quando o primeiro Banco Vermelho foi inaugurado pelo Poder Judiciário, outros 15 municípios foram contemplados, entre eles: Colinas do Tocantins, Tocantinópolis, Miracema do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Miranorte, Porto Nacional, Araguatins, Augustinópolis, Pedro Afonso, Formoso do Araguaia, Taguatinga, Araguaína, Gurupi, Guaraí e Dianópolis.  (Com informações do TJTO)

///

Edição: Gisele França/Comunicação DPE-TO

keyboard_arrow_up