edit Editar esse Conteúdo

Autoridades falam sobre recondução na Defensoria Pública e destacam perfil agregador de Estellamaris

Publicado em 07/03/2023 14:53
Autor(a): Cinthia Abreu, Gisele França e Marcus Mesquita/Comunicação DPE-TO
Autoridades em momento de descontração após a solenidade de posse: reflexo da valorização das boas relações da Defensoria Pública com todos os Poderes e instituições - Foto: Rafael Batista/Comunicação DPE-TO

A posse solene para a recondução de Estellamaris Postal ao cargo de defensora pública-geral do Estado do Tocantins nessa segunda-feira, 6, foi prestigiada por representantes e autoridades de vários órgãos e poderes. Veja o que disse cada um deles.


Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes


“No Amapá [onde foi governador por dois mandatos], entre 70 e 80% dos procedimentos judiciais na justiça amapaense têm o acompanhamento de um defensor ou de uma defensora pública. (...) Mesmo com esta atuação, [a população] ainda tem dificuldades em acessar seus direitos, de ter o atendimento, de ter sua inclusão no processo de desenvolvimento; e mais difícil seria sem essa Instituição. (...) É imprescindível que a gente cresça nessa missão da Defensoria Pública no Brasil. Se assim não for, nós estamos enfraquecendo a democracia. Estamos enfraquecendo os direitos das pessoas acessarem aquilo que é elementar, constitucional, que é direito.”


Governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa


“E tenho muito respeito pela categoria, pelos defensores do nosso Estado, por isto estou aqui, junto com um ministro do governo federal, para prestigiar esta instituição tão séria com quem temos uma boa convivência, um bom relacionamento institucional. Quero dizer a todos da minha alegria e desejo à nova gestão muito sucesso; que os senhores possam trabalhar junto com a doutora Estellamaris e prestar um serviço cada vez mais relevante nas comunidades, principalmente nas que mais precisam.”


Presidente do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), Florisvaldo Antônio Fiorentino Júnior [São Paulo]


“Estellamaris é uma das pessoas que mais agrega para a Defensoria Pública; sem sombra de dúvidas. Você é uma gestora competente, abnegada, uma referência e muito humana. Você inspira pessoas, tanto aqui no Tocantins quanto na Defensoria Pública brasileira como um todo.Tenho certeza, plena convicção que você fará mais dois anos brilhantes para a Defensoria Pública tocantinense para que ela siga cumprindo sua missão de forma tão honrada e qualificada, como é aqui no Estado.”


Vice-presidenta da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), defensora pública Juliana Lintz


“Desejo muito êxito à nova administração e reitero o total apoio da Anadep no que for necessário para fortalecer ainda mais a nossa parceria e articulação coletiva por uma Defensoria cada vez mais atuante na defesa dos direitos humanos e da justiça social.”


Coordenadora Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (Coeqto), Maria Aparecida Ribeiro de Sousa (Cida Sousa)


“Agradecemos a oportunidade desse poder de fala, de dizer o que esperamos da Defensoria. Para nós, do movimento social, a Defensoria Pública é extremamente importante. Me alegrou muito ver o hino nacional com imagens de fundo dos itinerantes realizados no campo e na cidade porque nós acreditamos que isso que é importante para que nós conseguimos ter acesso à Defensoria nos 139 municípios.”

Vice-governador do Tocantins – Laurez Moreira


“A Defensoria tem um papel muito no estado, sobretudo na defesa das pessoas mais humildes e evidente que presença aqui é no sentido de prestigiar e demonstrar pra sociedade da importância que tem a Defensoria para toda a população tocantinense."


Procurador-Geral de Justiça - Luciano César Casaroti


“Essa parceria, esse diálogo entre as instituições é fundamental para o crescimento do estado e traz benefícios para a sociedade. Nós atuamos em favor da sociedade, então acho que é fundamenta. A dra. Estella é muito querida, muito competente, admiro muito o trabalho dela na Defensoria Pública. Tenho certeza que nesses próximos dois anos a Defensoria vai continuar crescendo e se valorizando cada dia mais que a Estella é uma pessoa muito competente.”  


Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins - conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves


“A Defensoria é um órgão essencial à promoção da Justiça, mas antes de tudo um órgão promotor das políticas públicas. A Defensoria é quem acompanha de perto as pessoas que mais precisam e a execução das tarefas estatais. Então, o Tribunal de Contas estar presente na posse da amiga Estellamaris é uma tarefa institucional, mas antes de tudo uma satisfação de ver que esse é um órgão tão bem conduzido por uma profissional de tanta experiência.”


Defensor público-chefe da Defensoria Pública da União (DPU) - Igor de Andrade Barbosa


“Prestigiar a posse da Dra Estellamaris é prestigiar a melhor fase da Defensoria Pública no Estado do Tocantins. Ela é a grande responsável pelo crescimento institucional que a Defensoria presenciou nos últimos anos no Tocantins e a considero uma construtora, grande parceira e um grande exemplo de defensoras e defensores em todo o Brasil. A nossa parceria foi gestada no momento que em que a Defensoria Pública da União se firmou no Tocantins e não temos só um vínculo institucional, mas acima de tudo fraternal”


Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins – desembargador Helvécio de Brito Maia Neto



“A Estellamaris é uma amiga. Para mim é uma grande alegria estar aqui, desejar a ela sucesso em mais uma administração. A Defensoria Pública é indispensável no exercício da jurisdição e no relacionamento com o judiciário. Sem o defensor público nas causas que envolvem pessoas carentes, a Defensoria Pública é de fundamental importância. Um órgão que está protegido, reconhecido constitucionalmente.”


Presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado estadual Amélio Cayres

“A Defensoria é de suma importância, haja vista que acolhe as pessoas que mais necessitam, e a Assembleia será sempre parceria da instituição e da gestão, especialmente com a Dra Estellamaris que atua de forma dinâmica, com brilhantismo na defesa do cidadão.”

Deputado federal Lázaro Botelho



“A Defensoria é muito importante, principalmente para as pessoas carentes que necessitam do apoio da Justiça. Eu sou fã incondicional e torcedor do sucesso dela, que foi reconduzida [Estellamaris Postal] por sua competência e capacidade de gestão e diálogo. Tenho a certeza de que será mais um período bem administrado e bem cuidado na Defensoria Pública.”

Deputado federal Carlos Gaguim


“A dra. Estellamaris é um símbolo da nossa Defensoria. Enquanto Governo do Estado tive a oportunidade de atender a dra. Estella, juntamente com todo o defensores públicos e servidores, de estar colocando a Defensoria na carreira jurídica. Naquela época passamos os recursos para que a Defensoria pudesse dar continuidade na construção desse prédio e, como governador, colocamos recursos a pedido dela para concretizasse essa obra importante. A Defensoria olha o povo, olha os pobres, olha quem precisa. Então eu a parabenizo e tenho certeza que vai ser uma ótima gestão.”

Deputado estadual Eduardo Mantoan

“A defensora pública-geral do Tocantins, Estellamaris Postal, possui vasta experiência na área jurídica e tem se destacado por sua atuação em defesa dos direitos humanos e da justiça social. A sua recondução ao cargo é um reconhecimento merecido de sua trajetória profissional marcada pela promoção da igualdade e da justiça, e pelo compromisso com a cidadania e a democracia. Seu trabalho certamente continuará contribuindo para tornar o Tocantins um estado mais justo e solidário.”

Secretário-Chefe da Casa Civil do Tocantins - Deocleciano Gomes

“A recondução da dra. Estella revela o bom trabalho que ela tem desempenhado dentro da Instituição, tanto que ela foi reconduzida em chapa única. Isso prova que ela tem boa convivência, respeito aos poderes e, com toda a certeza, essa recondução da Estella reforça, ainda, mais a sua competência e boa relação institucional, tanto com seus pares, servidores como também com os demais Poderes.”

Vice-presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins – desembargadora Ângela Prudente

“A dra. Estellamaris faz parte da história da Defensoria Pública. A sua trajetória sempre foi marcada de muito êxito pela sua competência, pela sua dedicação, pela sua visão vanguardista, progressista. Tenho certeza que a Defensoria Pública vai continuar avançando. Hoje a Defensoria Pública é reconhecida nacionalmente e presta um serviço não só para o Sistema da Justiça, mas também para toda a sociedade tocantinense.”


Prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais

“O nosso desejo, da comunidade de Paraíso do Tocantins, é que ela tenha muita paz, muita sabedoria e que continue a trabalhar com muita dedicação, pois sabemos que é o que ela tem feito com afinco ao longo dos demais anos. Precisamos estar unidos e temos muito orgulho de estar presente aqui hoje, desejando que ela realmente faça esse trabalho de encontro com o que a comunidade precisa, nessa grande missão que a Defensoria tem cedido a ela.”

Senadora Dorinha Rezende


“Não é a primeira vez que a dra. Estella assume e ela é responsável pelo fortalecimento da Defensoria Pública no Tocantins, sendo hoje um modelo para todo o País pelo trabalho, estruturação. A escolha da data para essa posse também é perfeita, por ser o mês da mulher, pois nós mulheres temos muito orgulho de ver uma mulher com tamanha determinação alcançar tanto sucesso e reconhecimento em todos os poderes e em todo País.”

Presidente em exercício da OAB-Tocantins, Priscila Madruga


“Nós desejamos a ela um excelente mandato e temos a certeza de que, como parte do sistema de Justiça, ela vai colaborar com o exercício do direito da defesa daqueles que mais precisam e na luta pelos direitos fundamentais. Então, estamos muito confiantes nessa atuação ética, dentro dos limites institucionais e com apoio mútuo.”

Secretária de Povos Originários e Tradicionais do Tocantins, Narubia Werreria

“É sempre uma felicidade ver uma mulher assumindo, ocupando esses espaços tão importantes para o Estado. A Defensoria Pública trabalha com os povos indígenas, originários e tradicionais e a gente só deseja que ela continue essa carreira de sucesso, pois nós sabemos que o trabalho dela é sempre profícuo e estamos aqui para acompanhá-lo e dizer que a nossa Secretaria vai ser parceria da Defensoria, com certeza.”

Secretário de Infraestrutura e Habitação do Tocantins, Jairo Mariano

“A dra Estellamaris é uma pessoa muito conceituada dentro do nosso meio, integrando junto a sua equipe com projetos e ações que enaltecem o nome da instituição e do nosso estado do Tocantins. Tenho a certeza de que ela irá continuar a fazer uma boa gestão, de muito diálogo e parceria com os poderes em defesa do cidadão.”

Coordenador do Movimento Sem Terra no Tocantins, Antônio Marcos


“Desejamos muito sucesso e que neste próximo biênio ela possa continuar tendo tamanha sensibilidade e atenção aos trabalhadores rurais, do campo, sem-terras, quilombolas, pois seguimos junto à Defensoria Pública na luta por direitos.”

Presidente do Sindicato dos Servidores da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (Sisdep), Richards Bruno Rodrigues

“Parabenizo à dra. Estellamaris Postal pela recondução ao cargo de defensora pública-geral. O Sindicato dos Servidores está sempre de portas abertas na parceria pelo melhor da Instituição e pela construção de uma Defensoria pensada como um todo, com servidores e membros.”

Prefeita de Palmas – Cinthia Ribeiro

“Nesta semana, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a posse de Doutora Estellamaris vem cheia de significado. É gratificante vê-la sendo reconduzida ao cargo de Defensora Geral, e sobretudo, ver mulheres conquistando espaços tão importantes.”

keyboard_arrow_up