edit Editar esse Conteúdo

Atuação de parceiros garante variedade de serviços no “Defensores na Comunidade”

Publicado em 03/09/2019 11:07
Autor(a): Cinthia Abreu/ Ascom DPE-TO
Alguns voluntários que atuaram na Ação - Foto: Loise Maria/ Ascom DPE-TO




Doação. Essa foi a palavra-chave para os voluntários e parceiros que fizeram parte da última edição do programa “Defensores na Comunidade”, que aconteceu no sábado, 31, na Escola Municipal de Tempo Integral Maria Rosa de Castro Sales, no bairro Morada do Sol, na região Sul da Capital. Mais de 250 pessoas se uniram, proporcionando cerca de 1.700 atendimentos durante a ação, nos mais de 30 tipos de serviços disponibilizados.  

Nesta edição, um dos destaques foi o envolvimento das Associações de Moradores, dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAs), ONGs, conselhos tutelares e de moradores, que se mobilizaram na divulgação do evento e articulação dos moradores. A presidente do Conselho Municipal da Associação de Moradores (Comam) e Entidades Comunitárias de Palmas, Maria Aparecida Martins, avaliou o evento como um sucesso de prestação de serviços e de solidariedade. “Ver sair esse tanto de voluntários em um dia de sábado, numa tarde tão quente, dispostos a ajudar ao próximo com tanta alegria e desejo de prestar um serviço de excelência, é muito lindo de ver, muito gratificante em fazer parte desta conquista”, declarou Maria Aparecida.

Ela lembra que o programa abrangeu não só os moradores do Morada do Sol 1, 2 e 3, como também do Vale do Sol, Laila, Maria Rosa, setor Sul, Vista Alegre, Taquaralto, Santa Fé, chacareiros do Lago Taquari e da Vila Agrotins. “A maior reclamação que temos hoje na Associação é que as pessoas desses bairros não têm dinheiro e nem tempo de ir até o centro. Ter tanto serviço importante, pertinho da gente, é motivo de muita alegria. Muito obrigada à Defensoria Pública e aguardamos que novas parcerias sejam firmadas”, complementou a presidente do Comam.

Responsável pelo CRAs Morada do Sol, Deliel Barbosa afirmou que a maioria dos moradores da região não tem sequer um salário mínimo de renda e muitos dependem do recurso do programa “Bolsa Família”, enquanto outros não conseguem nem mesmo alcançar o programa pela falta de documentação adequada. “Foi uma ação bastante válida porque contemplamos muitas famílias vulneráveis. Dentro da nossa área de abrangência temos pessoas que não conseguem sequer acessar o Bolsa Família, porque não têm a documentação ideal e hoje muitos puderem emitir ou atualizar os seus documentos pessoais para terem acesso a uma renda mínima”, ressaltou.

Para o evento, a Defensoria Pública contou com a mobilização, ainda, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Condim), Associação de Moradores do Setor Morada do Sol, Associação de Moradores do Setor Morada do Sol II, Associação de Moradores do Setor Morada do Sol III, Associação de Moradores do Setor Vale do Sol, Associação de Moradores do Setor Laila, Associação de Moradores do Setor Maria Rosa, Associação de Moradores do Setor Sul, Associação de Moradores do Setor Vista Alegre, Associação de Moradores do Setor Taquaralto, Associação de Produtores Rurais da Vila Agrotins, Associação de Moradores Santa Fé IV e Associação de Chacareiros Lago Taquari.

Atendimentos

A emissão e atualização de documentos pessoais foram as principais demandas desta edição. O TRE, por exemplo, atendeu 130 eleitores que buscaram os serviços oferecidos pela equipe do cartório da 29ª Zona Eleitoral de Palmas. De acordo com Ricardo Soares, um dos responsáveis pelo atendimento, o serviço mais procurado foi o de alistamento eleitoral, totalizando 45 atendimentos. Sendo realizadas, também, 37 revisões, 33 transferências, uma emissão de segunda via de título e 14 regularizações de pendências com emissão de certidões de quitação.

Esse foi apenas um dos serviços. Quem passou pela escola pode se beneficiar, também, com emissão de carteira de trabalho, orientações odontológicas, testes de saúde (HIV, e Hepatites B e C), exames papanicolau, prevenção de leishmaniose e calazar para cães, cadastro de habitação, regularização fundiária e IPTU, Cadastro Único, planejamento reprodutivo, atualização da Carteira de Vacinação, massagem, cursos de artesanato e brincadeiras para as crianças.

Cerca de 30 instituições se integraram à parceria. Porém, cada uma delas arrastou uma gama de voluntários, garantindo um time de qualidade de atendimento e de solidariedade. É o caso do Centro Universitário ITPAC de Palmas, que levou cerca de 20 estudantes do curso de Odontologia. A professora do curso Keetlin Lara Vazzo, lembrou que o centro universitário participa do projeto desde a primeira atividade, numa ação especial no Jardim Taquari, em maio deste ano. “Em todas as edições, quando fazemos o chamado para a turma, os estudantes se voluntariam em massa. É uma grata prestação de serviço onde podemos também aprender junto à comunidade”, declarou.

A universtiária Juliana Guimarães Vianna, acadêmica do 5º período, concordou com a professora. “É uma forma de colocar em prática o que a gente aprende em sala de aula e também um serviço de humanização, de solidariedade, estou muito feliz em participar”, completou.

Uma das novidades desta edição foi o planejamento reprodutivo, oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). A psicóloga da Coordenação Técnica Ciclos de Vida da Secretaria, Cristina Vasconcelos explicou que a ação envolveu orientações sobre métodos contraceptivos e planejamento familiar. “Muitas mulheres nos informaram que já têm três ou cinco filhos e querem saber o que fazer para não ter mais. É aí que a gente explica sobre o DIU, os preservativos masculinos e femininos e as consequências sobre pílulas de emergência com frequência. Eu achei fantástico participar do projeto porque aqui a gente percebe que estão as pessoas mais necessitadas, com um alto índice de gravidez precoce e de gravidez na adolescência”, disse Cristina Vasconcelos.

O "Defensores na Comunidade" acontece com o apoio de importantes parceiros. Veja fotos!

http://www.defensoria.to.def.br/noticia/37228

Saiba Mais

Humanização e solidariedade no Morada do Sol em ação dos “Defensores na Comunidade”

http://www.defensoria.to.def.br/noticia/37145



keyboard_arrow_up