Os atendimentos da 2ª edição do projeto Defensorias do Araguaia se iniciam nesta próxima segunda-feira, 25, na Aldeia São Domingos (MT); continuam na quarta-feira, 27, na Aldeia Fontoura (TO); e na sexta-feira, 29, nas Aldeias Bdè-Burè e Buridina (GO).
O projeto busca superar barreiras históricas de acesso à justiça, garantindo atendimentos jurídicos, ações formativas e articulações estratégicas em um modelo de trabalho coordenado, inclusivo e culturalmente adequado.
Serão oferecidos atendimentos jurídicos integrais e gratuitos diretamente nas aldeias, facilitando o acesso a diversos serviços prestados por parceiros.
Além do atendimento direto à população indígena, estão previstos: o mapeamento de demandas estruturais nas áreas de saúde, educação, previdência e documentação civil, além do desenvolvimento de protocolos de atuação para as regiões.
As ações vão acontecer nas mesmas aldeias atendidas na primeira edição: uma forma de dar continuidade aos atendimentos jurídicos e interinstitucionais iniciados na 1ª edição, consolidando os vínculos estabelecidos com as comunidades indígenas Karajá e promovendo uma devolutiva qualificada das demandas anteriormente levantadas.
Confira os parceiros: https://www.defensoria.to.def.br/noticia/conheca-os-parceiros-da-2-edicao-do-projeto-defensorias-do-araguaia