Palestra no assentamento São João - Foto: Lucineide Farias
O Dia Internacional da Mulher será lembrado pela Defensoria Pública em Palmas com a realização de rodas de conversa sobre direitos, violência doméstica e familiar, doenças sexualmente transmissíveis e relações familiares com mulheres que residem em assentamentos.
As atividades iniciam nesta terça-feira, 5, às 14h, na Escola de Tempo Integral Marcos Freire, no Projeto de Assentamento São João. Na quarta-feira, 6, recebem as atividades as mulheres que residem no Assentamento Irmã Adelaide, em Miracema do Tocantins, às 14h, na Igreja Assembleia de Deus da Missão. O evento tem como fim proporcionar ferramentas para que a mulher se fortaleça como cidadã consciente de seus direitos.
A iniciativa das rodas de conversa é do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher – NUDEM em parceria com o Núcleo Especializado de Defesa de Direitos Humanos – NDDH da Defensoria Pública. Fazem parte da equipe do NUDEM, que tem como atribuição prestar assistência jurídica às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, Defensora Pública, Assistente Social e Psicóloga.
O objetivo das visitas aos assentamentos é levar orientação jurídica sobre os direitos da mulher, discutir os mecanismos legais que garantem os esses direitos em situação de violência, como a Lei Maria da Penha, e outros que garantem direitos de cidadania, como a Constituição Federal e o Código Civil. Institutos jurídicos e respectivas atualizações legislativas, como a guarda de menor, a alienação parental, o divórcio, a união estável, tráfico de mulheres, estão entre outros temas.
Servidoras
Na sexta-feira, 8, a programação do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher será direcionada as servidoras da Defensoria Pública em Palmas, com palestra sobre Sexualidade Educativa que será ministrada pela enfermeira/sexóloga Sâmia Ponciano, da Secretaria de Estado da Saúde – DST/AIDS. A ação acontece as 14h30, no auditório da Instituição.